18/10/2021

Instituto GRPCOM completa 20 anos de história e trabalho em prol da sociedade

São duas décadas de projetos e programas voltados para a Educação Pública e o fortalecimento do Terceiro Setor  

Instituto GRPCOM (IGRPCOM), organização sem fins lucrativos vinculada ao Grupo Paranaense de Comunicação, está completando 20 anos de atuação. Criado em 2001 para promover, com a comunicação, o desenvolvimento da sociedade paranaense e gerenciar as ações sociais dos veículos do GRPCOM, o Instituto cresceu e está hoje em mais de 1.200 municípios brasileiros por meio de seus projetos de Educação e de fortalecimento do Terceiro Setor. 

A história do Instituto teve início com o projeto Ler e Pensar, que levava jornais impressos da Gazeta do Povo para escolas públicas de todo o Paraná com o intuito de promover a leitura e fomentar a alfabetização midiática. O Ler e Pensar foi crescendo e, em 2001, o Instituto nasceu para gerenciá-lo juntamente com as demais ações sociais já desenvolvidas pelas empresas do Grupo. Desde então, não parou de inovar, trazer soluções e iniciativas que ultrapassaram as barreiras do Estado e beneficiam milhares de pessoas todos os anos. 

Hoje, o IGRPCOM está presente no dia a dia de mais de 11.400 professores de todo o Brasil, que participam de seus cursos gratuitos, formações continuadas e dos projetos Ler e Pensar e Televisando. Também marca presença no cotidiano de mais de 1.100 organizações sem fins lucrativos, como fundações, associações e ONGs, que são parceiras do Instituto e beneficiadas por suas iniciativas. O Programa Impulso, principal iniciativa de fortalecimento do Terceiro Setor, é um exemplo da atuação do Instituto junto a esse público, pois oferece serviços e ferramentas para capacitar, levar mais visibilidade e auxiliar na gestão das instituições. Todas as iniciativas são realizadas em parceria com os veículos do GRPCOM, o maior grupo de comunicação do Paraná, formado pelos jornais Gazeta do Povo e Tribuna, pelas rádios 98FMMundo Livre e Capital FM, e pela RPC e suas oito emissoras afiliadas à Rede Globo 

De acordo com o Presidente do GRPCOMGuilherme Cunha Pereira, o Instituto atua em áreas decisivas, que fortalecem a sociedade e promovem o protagonismo, sobretudo em um período crítico de pandemia enfrentado por diversos segmentos. Segundo ele, o trabalho do Instituto e de seus parceiros foi fundamental para promover a sensibilização e socorrer as organizações que precisaram de ajuda. “O Instituto GRPCOM contribui para reforçar a missão de todo o grupo, que é estimular em cada um o desejo de ser melhor e de contribuir para o bem da sociedade”, diz.  

Para a Superintendente do Instituto GRPCOMAna Gabriela Simões Borges, a transformação social é o que move os projetos e campanhas. “Nossas iniciativas sempre foram pensadas para servir à sociedade.  Queremos oferecer soluções e serviços que apoiem as pessoas que estão conosco nessa jornada, para que, juntos, possamos impulsionar mudanças e estimular o olhar dos mais diversos segmentos da sociedade para a Educação Pública e o Terceiro Setor. Seria uma injustiça dizer que fazemos isso sozinhos. Contamos com o valioso apoio dos nossos parceiros, beneficiários, colaboradores e de todos os veículos de comunicação do GRPCOM. É uma incrível rede que se fortalece a cada dia na missão de promover o bem comum”, explica.  

Projetos de Educação e Terceiro Setor

Televisando, realizado em conjunto com a RPC, além de oferecer formações e atividades culturais aos professores, fomenta a educação para a cidadania, a aproximação da família e o debate sobre temas socialmente relevantes. Somente em 2019, mais de 400 mil pessoas foram impactadas pelo projeto no Paraná.  Já o Ler e Pensar, primeiro projeto realizado pelo Instituto em parceria com a Gazeta do Povo, oportuniza espaço para troca de experiências entre professores de todo o país e atende demandas de toda a Educação Básica e Pública, além de também oferecer formações e cursos. 

Para o Terceiro Setor, o principal produto é o Programa Impulso, desenvolvido pelo Instituto com o apoio de todos os veículos do GRPCOM, com foco no aprimoramento da gestão e da comunicação das organizações sem fins lucrativos cadastradas, para que alcancem seus objetivos e consigam ampliar seu impacto social. 

Em parceria com duas das rádios do GPRCOM, 98FM e Mundo Livre FM, o Instituto também desenvolve o projeto Se Liga, programete de rádio que mescla Educação e entretenimento e leva aos ouvintes esclarecimentos sobre conteúdos diversos, de forma leve e descontraída. Outro projeto realizado com as rádios é o Sintonia do Bem, que abre espaço na programação para a divulgação de ações sociais realizadas pelas OSCs.  

Também fazem parte dos projetos do Instituto o RPC Game, que premia e reconhece ações transformadoras realizadas por jovens paranaenses; o Social Hackacom, maratona de inovação, comunicação e propósito que, em 2021, conectou acadêmicos e profissionais em busca soluções de impacto social para organizações; entre outras iniciativas. 

O Instituto GRPCOM realiza, ainda, campanhas em parceria com outras organizações. A Campanha O Amor Contagia, por exemplo, distribuiu no ano passado mais de R$ 17 milhões em medicamentos, insumos, equipamentos hospitalares, cestas básicas e kits de higiene, permitindo o atendimento de mais de 200 mil paranaenses. A campanha conquistou o 2º Lugar no Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público.   

Premiações e histórias não faltaram durante a trajetória 

Durante seus 20 anos de atuação, histórias e premiações não faltaram para o Instituto. A própria jornada de atuação da professora Sônia Maria Alves Domingues, de Curitiba, se mistura com a trajetória do Instituto. Ela faz parte do projeto Ler e Pensar desde a sua primeira formação. “As propostas e práticas inovadoras que o projeto proporciona são capazes de incentivar o estudante a pensar criticamente e de maneira criativa. Tudo isso nos é permitido aprender por meio dos cursos de formação oferecidos gratuitamente pelo projeto”, menciona a professora. 

Carolina Chueire, Coordenadora de Comunicação e Mobilização de Recursos da Irmandade Betânia, também conta um pouco sobre a história da instituição ao lado do Instituto GRPCOM. “Nós somos parceiros do Programa Impulso há bastante tempo e começamos nosso trabalho aqui por meio do diagnóstico oferecido pelo Instituto, que identificou nossas forças e fraquezas. Isso é muito bom, pois mostra o quanto precisamos nos aperfeiçoar cada vez mais para entregar um serviço de qualidade para a sociedade. O Impulso nos traz isso através do diagnóstico. Também somos parceiros na realização de eventos e também aproveitamos a participação em cursos e palestras oferecidas. O Programa Impulso está sempre nos acompanhando na gestão de nossa instituição”, afirma a coordenadora. 

O reconhecimento da sociedade ao trabalho feito pelo Instituto pode ser visto pelas dezenas de homenagens e premiações recebidas ao longo de sua atuação. Em duas décadas, foram 46 premiações e títulos conferidos aos projetos do Instituto GRPCOM. Entre eles, destacam-se o Selo GAPMIL (Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy da Unesco), o Prêmio Ozires Silva e o Selo Sesi ODS.

Tags: , , , , , , , , , , , ,