Ler e Pensar

Confira aqui o edital de inscrição.

 

O Ler e Pensar é um projeto de incentivo à leitura, cidadania e alfabetização midiática que, por meio da mídia jornal e da educação, contribui para a formação de professores, crianças, jovens e OSCs em todo o Paraná.

Criado em 1999 pelo jornal Gazeta do Povo, o Ler e Pensar já beneficiou milhares de professores e estudantes em dezenas de municípios paranaenses, por meio da mídia jornal e de sua proposta de educomunicação. Trabalhando com a leitura e a informação, os estudantes passam a ter melhor visão do mundo à sua volta e melhor compreensão daquilo que leem. Isso facilita com que se sintam inseridos na sociedade, com capacidade de exercer sua cidadania e de expressar o que pensam com uma linguagem diferenciada.

A mídia em sala de aula

O Ler e Pensar defende que a utilização do jornal como recurso pedagógico pode ser desenvolvida sob três aspectos:

  • Apoio aos conteúdos didáticos e disciplinas escolares (COM a mídia);
  • Objeto de estudo: os alunos entendem qual a função da mídia e como o jornalismo é estruturado por diferentes opiniões (PARA a mídia);
  • Possibilidade de autoria, que é quando os alunos criam jornais nas escolas e se expressam por meio da mídia (PELA mídia).

A partir desta metodologia, o Ler e Pensar oferece aos participantes: assinatura digital gratuita da Gazeta do Povo; programa de formação continuada em EAD com certificação; possibilidade de participação em eventos educacionais; materiais didáticos; assessoria pedagógica direcionada e visitas guiadas à Gazeta do Povo (para turmas de até 30 crianças), para conhecer os bastidores da produção jornalística.

O Ler e Pensar possui também um espaço semanal na Gazeta do Povo para dar visibilidade às práticas mais inovadoras dos participantes; um site próprio em que publica todas as atividades do Projeto, como sugestão de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula a partir de notícias publicadas na Gazeta e o BOLO (Boletim de Leitura Orientada), um informativo com artigos, dicas e informações relevantes da área.

Reconhecimento

A metodologia de uso do jornal proposta pelo Ler e Pensar é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2010, por contribuir com o objetivo 2 dos então Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Educação Básica de qualidade para todos.

Em 2011, o projeto foi o vencedor mundial do Prêmio Mundial de Jovens Leitores, na categoria Newspaper in Education, promovido pela Associação Mundial de Jornais – WAN, que reconhece as mais efetivas ações de jornal e educação, voltadas à formação de jovens leitores. No mesmo ano, recebeu também a Menção Honrosa José Mindlin, do Prêmio VIVALEITURA, que era uma iniciativa do Ministério da Cultura, do Ministério da Educação e da Biblioteca Nacional para reconhecer as melhores iniciativas de promoção da leitura no país.

Já em 2012, o Ler e Pensar foi apresentado para o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília, por ser considerado exemplo de um projeto bem sucedido e referência no Programa de Jornal e Educação para a ANJ – Associação Nacional de Jornais.

Em novembro de 2014, o projeto recebeu em Bali, na Indonésia, o World Young Reader Prize (Prêmio Mundial de Jovem Leitor), concedido pela Associação Mundial de Jornais – WAN, desta vez na categoria Enduring Excellence (Excelência em Durabilidade).

Em 2015, mais um prêmio internacional: o INMA Awards, na categoria “Best Public Relations or Community Service Campaign”, pela campanha Notícias que Viram Histórias.

Por fim, em 2016 e 2018, o Prêmio SESI ODS Educação confirmou o Ler e Pensar como um projeto que contribui também para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS nº 04 – Educação de Qualidade).

CONTATO

A equipe do Ler e Pensar está à disposição para atender professores e equipes pedagógicas de escolas e secretarias de educação que tenham interesse em participar do projeto, bem como empresas e instituições que queiram ser parceiras. Basta fazer contato por meio do nosso e-mail e telefone abaixo:

lerepensar@grpcom.com.br

☎️ (41) 3340-7923

(41) 9 9233-0560 (WhatsApp)

 

Realização:

 

 

Apoio Institucional:

 

Apoio:

 

Padrinhos Sociais: