Televisando

 

 

 

Criado em 2008, o Televisando é um projeto de Comunicação e Educação da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) que incentiva professores do 1º ao 5º ano de escolas públicas do Paraná a utilizarem a TV como recurso pedagógico, com objetivo de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem e de promover a educação para cidadania e a educação midiática.

É totalmente gratuito e oferece  formação para os professores se capacitarem para o uso da mídia TV na escola e para o trabalho com metodologias inovadoras, por meio de uma plataforma EAD exclusiva, em que os cursos são certificados por uma Universidade parceira.

Além disso, os professores inscritos contam com materiais de apoio pedagógico, sugestões de atividades e de práticas para a sala de aula a partir de conteúdos veiculados na TV, possibilidade de participação em eventos educacionais, assessorias pedagógicas e de projeto e reconhecimento para professores e alunos através de um concurso cultural.

O Projeto já mobilizou milhares de professores e estudantes em centenas de escolas paranaenses. Em 2020, por exemplo, foram 3968 professores inscritos, de 227 municípios.

Quer participar?

As inscrições para participar do Projeto em 2021 estão encerradas. Para saber mais, é só clicar aqui.

A mídia TV em sala de aula

O Televisando segue as premissas da Educomunicação em sua metodologia, propondo:

·         Levar a TV para a sala de aula, aproximando os conteúdos curriculares da realidade, promovendo a aprendizagem significativa;

·         O trabalho multi, inter e transdisciplinar;

·         Promover a reflexão sobre temas atuais e relevantes;

·         Incentivar a leitura crítica da mídia e o protagonismo dos estudantes;

·         Envolver professores, alunos, famílias e comunidade na discussão de temas relevantes para que exerçam a cidadania e o poder de expressão;

·         Formar professores para o uso da mídia TV na escola e para o trabalho com metodologias inovadoras.

 

Prêmios e selos

Por promover e incentivar a preocupação social com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), somos reconhecidos anualmente com o Selo SESI ODS, iniciativa que valoriza empresas e projetos que atuam em prol de um mundo mais sustentável. Em 2019, além do selo, o Televisando recebeu também uma Menção Honrosa do SESI, por suas contribuições com a causa.

Ainda em 2019, o Projeto recebeu o Selo de Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil. Já em 2020, foi contemplado com o selo GAPMIL (Media Information Litercy) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por promover a dignidade e cidadania de pessoas por meio da alfabetização midiática, com uma proposta de educomunicação.

Em 2020, o Projeto foi o grande vencedor da 13ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável na categoria Empreendedorismo Educacional.


Contato

Nossa equipe está à disposição para atender professores e equipes pedagógicas de escolas e secretarias de educação que tenham interesse em participar do projeto. Basta fazer contato por meio do nosso e-mail e/ou Whatsapp abaixo:

televisando@grpcom.com.br

(45) 3520-4538

Para se inscrever e saber mais, acesse:

www.rpc.com.br/televisando