Televisando

Criado em 2008, o Televisando é um projeto de Comunicação e Educação da RPC que incentiva o uso da TV como recurso pedagógico, com objetivo de promover a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir para a construção da cidadania e protagonismo de estudantes do 1º ao 5º ano de escolas públicas do Paraná. Todos os anos, o projeto define uma temática para ser trabalhada e leva o assunto às salas de aula por meio de reportagens produzidas e exibidas pela RPC. A proposta é colocar a força da televisão a serviço da educação e mobilizar educadores, educandos e familiares para soluções éticas, sustentáveis e transformadoras.

É totalmente gratuito para os professores participantes e oferece como principais benefícios: Metodologia inovadora, um programa de formação à distância para os professores com certificação por Universidade parceiras, materiais de apoio pedagógico, sugestões de atividades e de práticas para a sala de aula a partir das reportagens temáticas produzidas especialmente para projeto, reconhecimento e premiação para professores e alunos através do concurso cultural.

Desenvolvido em parceria entre RPC, Instituto GRPCOM, o projeto aconteceu em 38 municípios em 2019 e, a partir de 2020, está aberto a todos os municípios do estado.

A maioria das escolas inclui em seus projetos político-pedagógicos, o objetivo de formar cidadãos críticos e participativos, que compreendam sua realidade para poder transformá-la. Se a sua escola não foge a essa “regra”, esteja certo de que levar a mídia para sala de aula é uma forma eficaz de concretizar este objetivo e contribuir com o protagonismo dos estudantes.

Saiba mais em: www.rpc.com.br/televisando