24/08/2015

Veículos do GRPCOM recebem quinta Edição do Selo ODM

                                      

Na última quinta-feira (20), Instituto GRPCOM, Gazeta do Povo, RPC e Rádio 98FM receberam o Selo ODM, que reconhece instituições e empresas que atuam em prol dos Objetivos do Milênio e são vistas como diferenciadas por terem um compromisso maior com a sociedade e serem socialmente responsáveis.

A entrega da 5ª edição do Selo ocorreu no Campus da Indústria, em Curitiba, e foi realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), e com o apoio do Movimento Nós Podemos Paraná.

Ao fim do Congresso “As Conquistas dos Objetivos do Milênio (ODM) e os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, 187 empresas e instituições paranaenses foram reconhecidas por contribuírem com a melhora de oito diferentes objetivos, que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.

O IGRPCOM foi reconhecido pelo trabalho que desempenha em prol da Educação e fortalecimento do Terceiro Setor no Paraná, a Gazeta do Povo pelo projeto Ler e Pensar, a RPC pelo Televisando e a Rádio 98FM com o 98FM nas Escolas. As iniciativas atingiram o ODM 2 (Educação Básica para Todos).

Para receber a certificação, os projetos precisam ter no mínimo um ano de existência, apresentar resultados quantitativos e qualitativos, além de comprovar a regularidade fiscal. 

                 

Na cerimônia, Claudia Guadagnin, do Instituto GRPCOM, representou o Instituto, a Gazeta e a RPC. Cristiano Stuani, coordenador de Programação da 98FM, recebeu o selo pela rádio.

ODM e ODS

Os ODM foram definidos no ano 2000 durante a Reunião de Cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas), quando líderes de 191 países assinaram um pacto para eliminar a fome e a miséria até 2015.

Já os ODS foram definidos a partir de consultas públicas realizadas em 50 países, entre eles o Brasil, pelo portal My World com o objetivo de reunir as prioridades globais para o desenvolvimento. São 17 objetivos e 169 metas, que serão submetidas à próxima reunião de Cúpula da ONU, em setembro. Os ODS estão estruturados em seis eixos:

– Planeta: proteger os ecossistemas para a sociedade e nossos filhos;

– Pessoas: assegurar vidas saudáveis, conhecimento e inclusão de mulheres e crianças;

– Dignidade: acabar com a pobreza e lutar contra a desigualdade;

– Prosperidade: construir uma economia forte, inclusiva e transformadora;

– Justiça: promover sociedades seguras, pacíficas e instituições fortes;

– Parcerias: promover a solidariedade global para o desenvolvimento sustentável.