O Centro de Educação Infantil Colmeias, instituição de ensino localizada no bairro Hauer, foi recentemente beneficiado com um trabalho conjunto entre duas agências de comunicação e uma produtora de Curitiba, todas parceiras do Instituto GRPCOM no projeto Serviços e Cidadania. “Ver nossa história ser contada pela mídia é muito importante, nos faz alçar voos mais altos, sermos conhecidos e prestigiados pelas mais diferentes organizações e pessoas”, comenta a diretora da ONG, Cátia Jede.
Desde 2010, graças à intermediação feita pelo Instituto GRPCOM, a Sorttie Soluções Criativas presta assessoria de marketing e comunicação para o CEI Colmeias. A primeira ação foi a construção do site http://abelhinhas.wordpress.com, com o objetivo de ampliar o alcance da instituição via internet. Atualmente ele já está com mais de 34 mil acessos e tornou-se um veículo de comunicação entre pais, professores e colaboradores.
Em 2012, começaram as comemorações dos 50 anos da escola. A primeira ação promocional foi a renovação da marca, trazendo o expertise da Agência Valente como parceira neste projeto. Para criar a logomarca, a Valente levou em consideração o nome Colmeias, tornando uma abelhinha a mascote da instituição. Com isso, surgiu a ideia de se criar um anúncio de mídia impressa a ser publicado em veículos de comunicação parceiros. No anúncio, foram escolhidos favos de mel para remeter ao universo das abelhas num material informativo e de linguagem educacional concisa.
“Contactamos a Valente não só por acreditar em seu trabalho, mas porque também tem no DNA da empresa a Responsabilidade Global, assim como a Sorttie”, cita Juliana Ceccatto, sócia-diretora da Sorttie Soluções Criativas. A importância do projeto para a agência gerou um excelente trabalho, com ambas as partes envolvidas satisfeitas com resultado do projeto. “Mais do que estar presente na criação da identidade visual do Centro, é gratificante trabalharmos com um cliente que tem importantes valores a serem compartilhados por todos", afirma Juliana Quadros, diretora de novos negócios da Agência Valente.
A colaboração para desenvolver a comunicação da CEI Colmeias não parou por aí. O vídeo acima, elaborado com roteiro da Sorttie e produção da Deiró Filmes, que mobilizou sua equipe de produção durante um dia inteiro, conta a história dos 50 anos das Abelhinhas. Giselle Lima, diretora de produção da Deiró, conta que o trabalho teve a participação de muita gente e só deu certo pela sinergia estabelecida entre a equipe da ONG e os parceiros voluntários. “Foi maravilhoso, um trabalho super lindo. A Juliana (da Sorttie) entrou em contato comigo, me pedindo esse apoio. E como já temos essa parceria com ela há muito tempo, não tive dúvidas em ajudá-la”, explica.
“Esta parceria com a Deiró foi super importante porque além do talento e profissionalismo de toda a equipe, eles têm um olhar cuidadoso e ao mesmo tempo carinhoso com cada trabalho realizado. A luz é perfeita, a captação impecável e o astral da equipe faz cada vídeo ser realmente mágico. A última cena, por exemplo, começou sendo gravada com poucas crianças, queríamos aproveitar a luz natural do início da manhã, mas dai o diretor queria mais vida, um ambiente mais alegre e descontraído – como é a rotina da criançada. Então chamamos toda a escola para o pátio e foi uma delícia!”, conta Cecatto.