26/04/2013

Terceiro setor participa de workshop com Ricardo Falcão

Promovido pelo CPCE, com o apoio do Instituto GRPCom, evento abordou elaboração de projetos sociais para captação de recursos

Duas tardes de intenso aprendizado e muitas informações importantes para o terceiro setor sobre elaboração de projetos para   captação de recursos. Esse foi o saldo para os representantes de centenas organizações não governamentais que participaram do II Workshop Terceiro Setor – Elaboração de Projeto e Captação de Recursos, promovido pelo Conselho de Cidadania Empresarial (CPCE), com o apoio do Instituto GRPCom. Conduzido pelo economista e consultor na área de elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos sociais Ricardo Falcão, o evento aconteceu nos dias 24 e 25, em Curitiba e foi transmitido ao vivo pela internet.

Falcão começou o workshop recomendando mudanças de atitude necessárias no terceiro setor: “é preciso ir atrás dos recursos disponíveis; ter bom senso para escrever projetos e parar de depender dos outros para isso”. Financiador para agências internacionais por 11 anos, o economista afirmou que há muitos recursos disponíveis entre as financiadoras estrangeiras, mas a falta de conhecimento e também pequenos erros nos projetos inviabilizam a captação.

Durante os dois dias de curso, ele deu instruções para uma elaboração adequada de projetos, bem como os caminhos para a busca de recursos.  Na opinião dele, um bom projeto deve ter começo, meio e fim; ser claro, objetivo, conciso e ter a participação dos três setores (público, privado e terceiro setor). Segundo Falcão, o último requisito quando atendido, garante o diferencial do projeto. Ele também falou sobre as necessidades das organizações para cada etapa da captação. “É preciso ter ao menos duas pessoas dedicadas no projeto para darem conta da prospecção, que é a busca de editais; para a formatação do projeto; para a etapa da negociação e para cuidar da fidelização com o parceiro”, explicou.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.