22/06/2010

Televisando o Futuro

Democracia, meio ambiente, consumo e cidadania são alguns dos temas que envolvem alunos e suas famílias, professores e escolas no projeto Televisando o Futuro. A iniciativa lançada em 2008, no município de Foz do Iguaçu, hoje mobiliza a comunidade escolar nos municípios paranaenses de Apucarana, Londrina, Cascavel, Toledo, Francisco Beltrão, Medianeira, Pato Branco, Guarapuava e Maringá.
 
Seu principal objetivo é promover a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir para construção da cidadania, por meio de reportagens especiais produzidas pelo jornalismo da RPC TV. O projeto que é desenvolvido em parceria entre as emissoras RPCTV, Instituto RPC, secretarias municipais de educação, conta também com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Em 2010, já foram trabalhados os temas: Voto e Democracia, Meio Ambiente, Esporte e Saúde, Profissão e Trabalho, Consumo Consciente e Cidadania e Valores.  
 
Os participantes do projeto também concorrem a prêmios pelo Concurso Cultural que, em 2010, tem como tema Escolha consciente, escolha inteligente. São premiadas as redações e os desenhos produzidos por alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, as práticas pedagógicas dos professores e a mobilização feita pelas escolas a partir dos temas abordados nas reportagens.
 
Confira as reportagens produzidas e conheça algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos no site do projeto – clique aqui.
 
A reportagem abaixo produzida pela TV Coroados, de Londrina, mostra um trabalho desenvolvido com crianças de 9 a 11 anos sobre o tema Voto Consciente.