15/07/2014

Televisando o Futuro lança Concurso Cultural 2014

O Televisando o Futuro lança nesta semana um dos momentos mais esperados pelos participantes do projeto: o Concurso Cultural 2014. Realizado anualmente pela RPCTV e Instituto GRPCom, o Concurso Cultural tem o objetivo de incentivar e reconhecer a expressão literária, artística, comunicativa e pedagógica dos participantes do projeto.

Podem participar professores e estudantes de 1.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas das redes municipal e estadual de educação cadastradas no Televisando o Futuro.  Neste ano, as Secretarias Municipais de Educação (SME) e Núcleos Regionais de Educação (NRE) que aderiram ao projeto também participam em uma categoria exclusiva.

A iniciativa acontece nos municípios pertencentes às sete principais regiões do Paraná: Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá, Paranavaí, Guarapuava e Ponta Grossa. Nesta etapa, alunos e professores elaboram trabalhos sobre a temática do projeto, que neste ano é a “Pluralidade Cultural”. O assunto é levado para a sala de aula por meio de reportagens exclusivas do Televisando, produzidas e exibidas pela RPCTV em seus telejornais. Só para ter uma ideia, em 2014, foram mais de 40 reportagens sobre o tema.  Essas matérias jornalísticas, além orientarem as discussões do projeto em sala de aula, subsidiam as produções enviadas para o Concurso.

Histórico
Realizado desde 2008, o Concurso Cultural já recebeu cerca de 12 mil trabalhos desde a primeira edição. Atualmente, é composto por seis categorias, das quais quatro são exclusivas para os estudantes – Ilustrador Mirim, Cartunista Mirim, Redator Júnior e Repórter Teen. Essas categorias são organizadas de acordo com a faixa etária para que a concorrência entre os alunos e a avaliação tenham maior equidade.

Todas as informações e o regulamento do Concurso estão no portal do projeto. Acesse: www.rpctv.com.br/televisando