06/07/2017

Televisando incentiva a criação de hortas comunitárias

A temática anual “Viver bem, que mal tem”, do projeto Televisando, vem despertando várias iniciativas nas escolas participantes. Entre elas, a criação de hortas comunitárias desenvolvidas pelos próprios alunos participantes.

Uma delas foi a da Escola Municipal Dom Bosco, do município de Cidade Gaúcha, no Noroeste do estado. Para abordar o tema alimentação saudável, a professora Leila Guedes planejou uma série de atividades com os alunos do 4º ano.

Tudo começou com um projeto intitulado “Você é o que você come”, que além de levar a conscientização sobre a importância dos alimentos, também foi estudar as estruturas dos vegetais e o solo.

Quando os legumes e frutas foram abordados na sala de aula pela primeira vez, poucos sabiam de quão importante e saudáveis esses alimentos são para a alimentação. Foi aí que a professora apresentou a pirâmide alimentar e criou várias dinâmicas e brincadeiras para um aprendizado mais lúdico e interativo.

Leila ainda promoveu uma pequena feira de exposições organizada pelos próprios alunos, bem como várias atividades complementares. O auge do projeto, porém, aconteceu com a criação de uma horta escolar: as crianças regaram, mexeram na terra, plantaram e agora pretendem consumir as cenouras produzidas.

A professora acredita que seus alunos estão “pegando gosto” pelo consumo dos vegetais. Disse que percebeu mudanças, com efeitos positivos. “Meus alunos já estão trocando lanches industrializados por naturais. Aqueles que tinham um certo nojo em colocar a mão na terra, agora já estão valorizando o cultivo. Outros que nem mesmo frequentavam o refeitório, porque não gostavam dos alimentos saudáveis, agora estão se alimentando juntamente com a turma. Já somos vitoriosos com o projeto”, ressalta.

Mas a professora sabe que as guloseimas também trazem alegria para a criançada. E sobre este assunto, ela também não deixou de conversar com eles. Pode comer doces, balas e salgadinhos? Pode sim! Mas para isso, existem regras. Que tal deixar para os finais de semana?! Esse foi o combinado!

Gostou deste exemplo? Assista aqui às reportagens do Televisando 2017!!