Um levantamento realizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) apontou que 71% das empresas brasileiras adotam procedimentos relacionados à gestão ambiental. A pesquisa foi feita com 1.227 empresas de diferentes tamanhos, em abril, e permitiu conhecer melhor os programas mais adotados: 80,1% das empresas possuem SGA (Sistema de Gestão Ambiental, que compreende processos de certificação internacional) e 69,5% declararam ter políticas de uso eficiente da energia.
O investimento empresarial em ações para redução de consumo de água, em uso de resíduos como matéria-prima ou insumo e em projetos de reutilização de água, também tiveram destaque na pesquisa. A reportagem da Agência Estado, publicada no jornal Gazeta do Povo, tem mais informações sobre o levantamento da CNI. Clique aqui para acessar.

Talentos verdes
Para gerir ações sustentáveis, nada melhor do que contar com profissionais que tenham formação para isso. A ONU já prevê a criação de 2,3 milhões de empregos verdes até 2015, com 500 mil vagas (mais de 20% do total) sendo ocupadas somente no Brasil.
Pensando nisso, tem se tornado cada vez mais comum, no mundo corporativo, a contratação de jovens “talentos verdes”. Há até uma ONG – a OpenLab – criada em cooperação com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR), que irá lançar, no ano que vem, um programa de capacitação de jovens em práticas sustentáveis.
De acordo com a reportagem de Breno Baldrati, além de certificado internacional pela UNITAR, “os jovens que participarem do curso também integrarão o primeiro Banco de Talentos Verdes do país, uma iniciativa da ONG junto a empresas no país”. Clique aqui para ver a reportagem completa publicada na Gazeta do Povo.