06/12/2013

Serviços e Cidadania realiza palestras para ONGs de Ponta Grossa e Cianorte

Representantes de instituições do terceiro setor receberam informações sobre captação de recursos e ferramentas de gestão

O projeto Serviços e Cidadania realizou nesta semana duas palestras para instituições do terceiro setor de Ponta Grossa e de Cianorte. Momentos importantes, em que as ONGs esclareceram dúvidas e receberam informações sobre formas de captação de recursos financeiros e ferramentas para melhorar a gestão.

De acordo com o coordenador estadual do Serviços e Cidadania, Rafael Riva Finatti, as palestras marcam o encerramento das atividades em 2013, ano em que o projeto foi expandido para as regionais do Instituto GRPCOM no Estado. “Procuramos levar assuntos relevantes para o desenvolvimento do terceiro setor paranaense e, principalmente, sensibilizar os gestores para a importância de se especializarem e buscarem novas capacitações”, comenta.

Em relação aos temas abordados nas duas cidades, Finatti acredita que reforçam a importância do planejamento e da elaboração de projetos dentro das instituições, além de serem oportunos para a época do ano. “É uma oportunidade para que as ONGs já pensem o ano de 2014 de forma mais planejada ”, sugere.

Recursos do FIA

Em Ponta Grossa, a palestra teve a participação de 44 representantes de ONGs e foi conduzida pelo advogado Thiago Soares, que atua na Unidade Técnica da Política da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Família e do Desenvolvimento Social do Paraná. Com mais de 10 anos de experiência em projetos sociais, o profissional esclareceu os mecanismos e processos que precisam ser seguidos para a obtenção de recursos financeiros do Fundo Estadual para Infância e Adolescência (FIA).

 Informações que devem contribuir para a elaboração de projetos dentro da APAE Ponta Grossa, segundo o gerente administrativo da instituição José Antonio Martins Barbosa. “O que mais me chamou a atenção foi conhecer a maneira como os projetos são analisados, bem como os tramites legais envolvidos. Essas informações com certeza vão nos auxiliar na captação por meio desse fundo”, avalia. A assistente social da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEVI) Regina Rosa Pedrozo acredita que agora a instituição tem mais condições de ter uma proposta aprovada.   A palestra aconteceu no Sesc Ponta Grossa e contou com a parceria da empresa AudioProvídeo que produziu fotos e vídeo do evento.

Gestão de Recursos

Em Cianorte, a palestra “Ferramentas de Gestão de Recursos” foi realizada em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar) e teve a presença de 25 pessoas. Foi o primeiro evento realizado pelo Serviços e Cidadania na cidade.

Os professores da Unipar Vagner Luis Marques e Fabiano Igor Martins de Faria conduziram a palestra, explicando aos participantes temas como planejamento orçamentário e administrativo, organização de livro caixa, prestação de contas, Plano Plurianual e as dinâmicas do Tribunal de Contas. Assuntos que esclareceram as dúvidas das entidades, segundo a secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social de Cianorte Fátima Aparecida Páttaro Sanguino, que apoiou o evento. “O retorno que tivemos das instituições sobre a oficina foi positivo, principalmente por terem conseguido sanar as principais dúvidas”, comentou. O evento contou ainda com o apoio dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Unipar, Dieine Cescon e Marcelo Rodrigues.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.