01/07/2013

Serviços e Cidadania contribui para divulgação de evento social

Mídia espontânea com cerca de 20 inserções em jornais impressos, meio online, rádio e televisão. Esse foi o resultado de divulgação que a União Por Moradia Popular do Estado do Paraná (UMP) conseguiu para um evento internacional sobre moradia popular que realizou em Curitiba, no mês de junho. O trabalho de planejamento de comunicação (assessoria de imprensa), que possibilitou a ampla divulgação, foi realizado pela empresa Savannah Ações em Comunicação por meio do projeto Serviços e Cidadania.

Intitulado “Módulo da Escola Latino Americana de Autogestão Popular (Selvip)”, o evento aconteceu entre os dias 09 e 16 de junho, e trouxe cerca de 80 representantes da Argentina, Uruguai, Equador, Chile, Venezuela e Brasil para discutir o acesso à moradia popular, dentro do contexto da autogestão e da propriedade coletiva. De acordo com a diretora de jornalismo da Savannah, Jaqueline Gluck, o assunto despertou o interesse da mídia, que produziu reportagens e noticiou o evento. “O trabalho foi ótimo. Deu tudo certo e rendeu bons resultados”, avaliou Jaqueline. A assessoria de imprensa possibilitou inserções em diversos meios jornalísticos da capital, desde notas em jornais e sites, a entrevistas ao vivo e gravadas com os organizadores. Um jornal, inclusive, noticiou o evento com grande destaque na capa de sua edição.

O secretário-geral da UMP, Roland Rutyna, considerou o evento um sucesso. “Tivemos a participação de seis países: Brasil, Chile, Venezuela, Uruguai, Argentina e Equador. Obtivemos o êxito planejado”, disse. Quanto ao apoio recebido da empresa Savannah, Rutyna diz que só tem a agradecer. “Desde o primeiro contato foram muito prestativos e atenciosos. E em todos os momentos do evento, buscaram informações para divulgar nosso evento para a imprensa”, lembra. Segundo ele, o serviço recebido também permitiu que pensassem novas estratégias visando a sustentabilidade da ONG.

O trabalho de assessoria de imprensa começou no dia 21 de maio e só encerrou no dia 21 de junho, quando a empresa fechou o relatório de mídia, compilando todas as reportagens divulgadas pela imprensa no período. De acordo com a Savannah, foram 40 horas de trabalho dispensadas ao longo do processo. Se fosse contratar o serviço, a UMP precisaria investir o equivalente a R$ 2.700.