27/03/2014

Serviços e Cidadania beneficia ONGs de Curitiba e região Oeste

Na capital, representantes do terceiro setor participaram do Ideia Social e em Toledo foi ministrada palestra sobre captação de recursos

Representantes do terceiro setor de Curitiba e da região Oeste do Paraná tiveram uma semana de capacitações e trocas de informações sobre suas áreas de atuação. Na capital, as organizações sociais participaram da 4ª edição do Ideia Social, evento realizado pela AIESEC em parceria com o projeto Serviços e Cidadania, do Instituto GRPCOM. O evento, que aconteceu na UFPR no campus do  Jardim Botânico, reuniu representantes de diversas organizações sociais de Curitiba e região metropolitana em uma tarde para trocar ideias e experiências sobre projetos sociais.

O professor da UFPR Glauco Menezes abriu os trabalhos com a palestra “Oscip: uma alternativa para o terceiro setor”. Na sequência, foram feitas as rodadas de conversas, com temas variados como voluntariado, planejamento estratégico, formas de divulgação de projetos, comunicação, profissionalização e as relações entre o primeiro, segundo e terceiro setor.

Participante do evento, a voluntária Marjorye Gaiovic que atua na área de projetos e captação de recursos da Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias, destacou a riqueza da troca de experiência que o encontro possibilita. “Com as rodadas de conversas podemos conhecer outros projetos e estabelecer parcerias. As palestras trouxeram mais conhecimento, informações técnicas e também notícias sobre o que está acontecendo no setor”, comentou.

A 4ª edição do Ideia Social foi encerrada com a palestra de Diego Tutumi, da ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças), que falou sobre a importância das relações entre o primeiro e o terceiro setor, e como o último pode influenciar políticas públicas e ajudar a promover mudanças sociais em grande escala.

O evento arrecadou alimentos não-perecíveis que estão sendo doados por meio do espaço Classificados Sociais.

Em Toledo, ONGs participam de palestra sobre captação de recursos

Na região Oeste do Estado, o projeto Serviços e Cidadania em parceria com a empresa de consultoria e assessoria BWA e apoio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial de Toledo, realizou, no último dia 22, uma palestra sobre Estratégias para Captação de Recursos no Terceiro Setor. Participaram representantes de instituições sociais de Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon.

A palestra foi conduzida pelo diretor executivo da BWA, William Fischer. Segundo ele, a participação foi uma oportunidade de contribuir para um setor extremamente importante, mas que apresenta muitas dificuldades para se manter. “Por isso, projetos como o Serviços e Cidadania são uma ótima oportunidade para que a sociedade conheça melhor as atividades de caráter social que são idealizadas e executadas por diversas entidades e para que essas instituições , cuja manutenção é de extrema dificuldade, possam vislumbrar novas alternativas de sustentabilidade”, avaliou.

A responsável pelo Instituto GRPCOM em Cascavel, Eliane Schlichting, destacou o empenho do terceiro setor em buscar capacitações que contribuam para aperfeiçoarem sua atuação. “As ONGs têm um papel fundamental na sociedade como um todo, cuidando das mazelas sociais. Para isso, precisam cada vez mais de profissionais capacitados e que tenham clareza das necessidades da instituição, bem como, o caminho que é necessário percorrer para angariar recursos e fazer da sua instituição sustentável”, ressaltou. O Centro Educacional Aldeia Betesda de Toledo, local onde aconteceu a formação, recebeu a doação de roupas de inverno proveniente das inscrições para a palestra.

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.