28/10/2021

Semana da Imprensa: como criar um jornal digital gratuito e/ou um telejornal com meus alunos?

O Instituto GRPCOM é um dos parceiros do Jornal Joca na realização da Semana da Imprensa, que acontece até o dia 31 de outubro com a participação de professores, jornalistas e organizações de todo o Brasil. O encontro “Conexões entre imprensa e escola: qual o papel do professor(a)”, foi promovido pelo Instituto como uma das iniciativas do evento, que tem como intuito informar e aproximar crianças e jovens sobre o funcionamento da imprensa.

A transmissão, realizada pelo YouTube, contou com a presença da Assessora Pedagógica do Instituto GRPCOM, Patricia Nalevaiko de Paula; do Jornalista e Produtor da RPC, Lucas Sarzi e do Chefe de Redação da Gazeta do Povo, Ewandro Schenkel. Quem não conseguiu assistir ao bate-papo deles sobre o papel do professor(a) na formação de cidadãos preparados para sobreviver à era da “infoxicação“, em um mundo cada vez mais rápido e conectado, pode conferir aqui como foi a conversa.

Assista ao vídeo abaixo e, na sequência, disponibilizamos algumas ferramentas e materiais para que você, professor(a), tenha a oportunidade de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de seus alunos e de promover a educação para a cidadania e a Educação Midiática.

Tutorial: como criar um jornal on-line usando o Padlet

Se você busca criar um jornal digital, não deixe de acompanhar o tutorial abaixo produzido por nossa equipe e que ensina como fazer isso usando o Padlet, uma ferramenta on-line, colaborativa e gratuita. A solução para produções feitas presencialmente ou de forma remota, já que cada aluno pode receber o link para editar o jornal. Além disso, com essa ideia fica fácil compartilhar o resultado do trabalho realizado com toda a comunidade escolar, seja pelo WhatsApp, pelo Google Classroom ou até mesmo por um QR Code. Ficou animado(a) e quer saber como? Confira o material abaixo!

Tutorial Padlet – Semana da Imprensa de Instituto GRPCOM

Como criar um telejornal com meus alunos?

Você sabia que a produção do telejornal, que você assiste todos os dias a partir da TV de sua casa, demanda do trabalho de uma super equipe por trás de cada detalhe? São os produtores, equipe de pauta, apresentadores, editores, câmeras, repórteres… enfim, um verdadeiro time empenhado em levar as informações mais relevantes, da melhor forma possível. Nessa série de reportagens gravada pela equipe da RPC, afiliada Globo do Paraná, você vai conhecer o passo-a-passo da produção do jornal e ainda ter acesso a dicas de como criar um jornal incrível com seus alunos. Aproveite!

Clique em cada uma das reportagens para assistir e baixe a dica pedagógica, disponível abaixo de cada vídeo, para ver as sugestões que nossa equipe de educação preparou para você!

Reportagem e dica 01 – Descubra o que faz o PRODUTOR

Clique aqui para acessar a dica pedagógica 

Reportagem e dica 02 -Descubra o que faz o REPÓRTER

Clique aqui para acessar a dica pedagógica 

Reportagem e dica 03 – Descubra o que faz o EDITOR

Clique aqui para acessar a dica pedagógica