16/07/2010

Rotina alterada pelo trânsito

Reportagem de Fabiane Menezes, para o jornal Gazeta do Povo, fala sobre o quanto os congestionamentos influenciam em escolhas como moradia, horário de trabalho, aulas e atividades físicas.

Trabalho que começa ao meio-dia e termina no horário da novela das oito, atividades extraclasse no fim das aulas para esticar o tempo que o pai e a mãe têm para buscar os filhos e a transferência da atividade física para muito cedo ou tarde da noite. Essas são algumas das mudanças que os curitibanos estão implementando em sua rotina por um motivo em especial: o caos no trânsito. A dificuldade de chegar de um ponto a outro da cidade e o tempo perdido nesse trajeto virou preocupação frequente na cabeça dos moradores da cidade com a frota de veículos que mais cresce – são 1,2 milhão – e, ao menos, seis grandes obras previstas para começar só neste primeiro semestre, entre elas a construção de duas trincheiras, uma na Avenida Comendador Franco e outra na Gustavo Rattman.

O diretor do mestrado e doutorado em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Fábio Duarte, avalia o estabelecimento de horários alternativos como um dos pontos válidos, úteis para transformar o trânsito de uma cidade, mas lembra que tal mudança deveria começar nas universidades e órgãos públicos. É o princípio de dar o exemplo.

 
“As universidades são instituições que geram passivos no trânsito de maior impacto do que os shopping centers. A concentração do fluxo em torno delas é bem maior”, diz ele. “E os universitários têm autonomia de mobilidade – ao contrário dos estudantes mais novos – para mudar sua rotina dessa maneira, além de serem formadores de opinião. Da mesma maneira os órgãos públicos, como Urbs e Ippuc, deveriam ser os primeiros a adotar medidas como essas para sanar o trânsito.”
 
Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.