04/05/2015

Quarta edição do 98FM nas Escolas está no ar!

Na quarta-feira, 29 de abril, deu a largada a quarta edição do projeto 98FM Nas Escolas com a visita aos estúdios da rádio dos alunos da Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna, do bairro Barreirinha, em Curitiba. A iniciativa é realizada desde 2011 pela Rádio 98FM em parceria com o Instituto GRPCOM e visa levar aos estudantes de 12 a 15 anos de escolas públicas de Curitiba aulas de rádio, comunicação e cidadania.

Durante o mês de maio, serão realizadas oficinas na escola sobre conteúdos relacionados à área técnica e histórica do rádio, além de informações sobre as responsabilidades de uma emissora de radiodifusão e aspectos relacionados a seu funcionamento, como equipamentos de sonoplastia, programação musical, reportagens, entrevistas, locução, tipos de linguagens na comunicação e rádio ao vivo.  As aulas são ministradas pela equipe da 98FM, universitários e professores dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Por meio do uso pedagógico dos equipamentos de rádios nas escolas, o objetivo do projeto é incentivar o protagonismo juvenil. A aproximação do veículo com a comunidade escolar também contribui para a melhoria do processo de comunicação e interação entre educadores e alunos.

Vitor Luan Peracetta (14 anos), aluno do 9º ano, disse que achou a visita muito legal porque era um mistério saber o que havia “dentro” da rádio e que adorou ver a interação entre os locutores. Ele se inscreveu na escola para participar no projeto porque espera aprender a conduzir a rádio na escola, a playlist e falar no microfone.