29/04/2011

Projetos educacionais realizados pelo Instituto GRPCOM movimentam escolas de Curitiba e região

Em abril, teve início a terceira edição do Ver e Pensar Fotografia e os projetos inéditos 98FM nas escolas e Corda Bamba

Ao longo do mês, três projetos realizados com o apoio do Instituto GRPCOM tiveram a abertura oficial das atividades programadas para este ano com alunos de escolas municipais e estaduais da região de Curitiba. No dia 19 de abril, foi lançada a terceira edição do Ver e Pensar Fotografia na Escola Municipal João Stival, localizada no bairro Santa Felicidade. Além disso, já estão acontecendo as oficinas de capacitação do projeto 98 nas escolas; e os colégios estaduais têm até o final do dia 29 para se inscrever na gincana Corda Bamba, também promovida pela Rádio 98 FM, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).  
 
Ver e Pensar Fotografia
Realizado desde 2009, o projeto oferece oficinas teóricas e práticas para alunos de escolas públicas aprenderem as técnicas básicas de fotografias, em que são levados a refletir e expressar sua criatividade sobre temas do cotidiano e utilizar a arte como ferramenta de inclusão sociocultural. Neste ano, o projeto é coordenado por Anuschka Reichmann, coordenadora do curso de comunicação social da UNICURITIBA, instituição parceira do IGRPCOM.
 
Os monitores que atuarão com as crianças da Escola Municipal João Stival são alunos de graduação da própria universidade. Ao final do projeto, será realizada uma exposição com as fotos produzidas pelos estudantes da escola, prevista para acontecer entre os dias 14 e 28 de junho.
 
 
Rádio 98FM se aproxima da comunidade
Este ano, são dois projetos educacionais: o 98 FM nas Escolas e o Corda Bamba. O primeiro irá beneficiar 26 alunos da Escola Municipal Albert Schweitzer, onde um grupo de 26 alunos vai participar de oficinas de rádio, ao longo do primeiro semestre. Pretende-se potencializar o uso deste recurso na escola, colocando-o entre os recursos de expressão e aprendizagem para os estudantes, além de contribuir para desenvolvimento da cidadania dentro e fora da escola.
 
Já o Corda Bamba consiste em uma gincana com temática ambiental, que além de unir alunos, professores, diretores e funcionários da rede estadual de ensino, também vai aproximar ainda mais a comunidade escolar das ações educacionais. O objetivo principal da iniciativa é incentivar o protagonismo juvenil e estimular a mobilização da comunidade por meio de várias “provas de sustentabilidade”. As escolas têm até o final do dia 29 de abril para se inscrever e as atividades poderão ser acompanhadas na programação da rádio, a partir do dia 06 de maio.
Em junho, a prova final será um quiz ao vivo na 98 FM, com temática ambiental e participação das três escolas finalistas. A escola vencedora receberá uma benfeitoria, e os alunos que se classificarem em primeiro, segundo e terceiro lugar, receberão respectivamente um computador desktop e Ipods nano.

 

 

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.