03/09/2010

Projetos de educação do Instituto RPC recomeçam suas atividades com novas turmas

Tanto o Ver e Pensar Fotografia quanto o curso do projeto Ler e Pensar deram início às atividades com novos participantes no último dia 21 de agosto

Desde o dia 21 de agosto, os alunos da Escola Municipal Germano Paciornik, em Curitiba, estão animados por fazerem parte da segunda turma de 2010 do projeto Ver e Pensar Fotografia, do Instituto RPC. São cerca de 20 estudantes, entre 10 e 16 anos, que participam de 30 horas de atividades. O lançamento do projeto na escola contou com a participação de pais, alunos, professores e representantes da secretaria municipal de educação.
 

No primeiro semestre deste ano, o projeto foi realizado em uma escola no município de Almirante Tamandaré. Utilizando-se de oficinas teóricas e atividades práticas, o Ver e Pensar Fotografia procura ensinar técnicas básicas de fotografia a alunos de escolas públicas e os leva a refletir sobre a própria realidade.
 

Desde que foi criado, em 2009, o projeto já passou por cinco escolas de Curitiba e região metropolitana, sempre coordenado por Silvio Ribeiro, editor chefe de fotografia da Gazeta do Povo, em parceria com o Instituto RPC.

Em sala de aula, os alunos assistem a uma apresentação de fotos profissionais e recebem a cartilha ABC da Fotografia, material gratuito e elaborado pelo coordenador do projeto e pelo Instituto RPC. Ao final de cada semestre, uma exposição fotográfica com os melhores trabalhos de cada um é realizada na escola. Os alunos são monitorados pela equipe do projeto e, após as aulas teóricas, saem ao redor da escola para fotografar.

 
Nova turma do Ler e Pensar
 
O curso Ler e Pensar em Educação, Comunicação e Práticas de Ensino reuniu sua nova turma também no dia 21 de agosto. São 41 formandos ou formados, de 12 áreas de licenciatura. Desde o sábado 21 de agosto, os 41 estudantes aprovados no processo seletivo (no total, foram mais de 250 candidatos), discutiram temas relacionados à mídia e à educação, o jornal no processo de ensino aprendizagem, produção de textos e trabalho em equipe. 
 
Na quarta-feira, dia 25 de agosto, a turma passou por mais uma formação teórica sobre produção didática multidisciplinar. Nesta semana, no dia 01 de setembro, depois de estudar os currículos das disciplinas escolares, os alunos enfrentaram o desafio da primeira atividade prática, a produção didática. A intenção é que eles possam produzir sugestões de atividades para os professores do projeto Ler e Pensar, relacionando o uso do jornal ao ensino curricular de diversas disciplinas.
 
Esta é a quarta turma do Curso, que existe desde 2009 e já formou mais de 80 alunos:
 
 
*Crédito das fotos: Kadiggia Pudelko e Priscila Forone.

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.