01/04/2011

Projeto Social aproximará rádio da comunidade

98 FM nas escolas – A iniciativa pretende promover a utilização pedagógica do rádio nas escolas públicas de Curitiba

 
A partir de abril, alunos e professores da Escola Municipal Albert Schweitzer, em Curitiba, participarão do projeto experimental 98 FM nas Escolas. A iniciativa, realizada pela rádio 98 FM e operacionalizada com o apoio do Instituto GRPCOM, tem o objetivo de estimular o uso pedagógico e social dos equipamentos de rádio disponíveis nas escolas e geralmente empregados apenas para transmitir informativos da prefeitura municipal.
 
Na semana passada, uma equipe realizou visita técnica na escola, localizada no bairro CIC. Segundo o colaborador da rádio, Vagner Silva, o grupo se surpreendeu com a estrutura e os equipamentos que a escola possui. Ele ficou bastante animado com as amplas possibilidades que o projeto levará à comunidade: “Dividir com as crianças o que nós aprendemos em mais de 25 anos de rádio, é uma forma de ajudá-las a ampliar seus horizontes, a se empenharem por um mundo melhor”, explica.
 
Na escola, a expectativa é grande. A capacitação básica para operar os equipamentos será oferecida para 20 alunos, entre 11 e 17 anos, pelo diretor da rádio, João Santos, junto com Silva, todas as terças-feiras, até 28 de junho. “Era essa formação que estava faltando para colocar o rádio para funcionar. Fiquei bem feliz”, afirma a diretora Eliane Fanini que há cinco anos ocupa a direção do colégio.
 
O equipamento foi instalado na escola há dois anos. Com a dificuldade de ter um professor específico para trabalhar com o rádio, a programação feita pelos alunos é esporádica. Agora, a diretora espera que o projeto mobilize todas as turmas e traga muitos benefícios: “O rádio é uma ferramenta pedagógica que irá despertar a curiosidade para a comunicação, formar agentes multiplicadores, estimular o trabalho em equipe, conhecer o que a comunidade tem e ampliar a capacidade crítica dos estudantes em relação às mídias”, conta.
 
No segundo semestre, o projeto será realizado na Escola Municipal Durival B. e Silva, no bairro Cajuru. “Pretendo convidar outros comunicadores para participar do projeto, porque a comunicação é algo muito rico e vislumbra possibilidades muito proveitosas”, completa o radialista Vagner Silva.
 
 
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.