15/09/2011

Projeto Não Violência promove curso de prevenção ao uso de drogas

O objetivo é mostrar como a problemática está relacionada à violência nas escolas e promover uma ampla discussão sobre o tema

O Projeto Não-Violência, organização não governamental, parceira do Instituto GRPCOM, que atua no desenvolvimento e fortalecimento de cultura de não-violência por intermédio das escolas, está promovendo o curso “Drogadição, alcoolismo e outros vícios” durante o mês de setembro, em Curitiba-PR. Com carga horária de 20 horas, o curso tem a certificação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é ministrado pela psicóloga Nilma Cavalcanti (psicanalista e especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar, já coordenou grupos terapêuticos de alcoolistas e dependentes químicos em hospital psiquiátrico e realizou terapia familiares).
 
Confira abaixo uma breve entrevista sobre o tema com Nilma Cavalcanti:
 
Projeto Não-Violência Quais são os principais problemas de comportamento que um aluno pode apresentar na escola caso esteja usando drogas?
Nina Cavalcanti: Os principais problemas de comportamento que um aluno pode apresentar na escola caso esteja usando drogas são: queda do desempenho escolar, falta de interesse nos estudos, aumento de faltas e atrasos, problemas de relacionamento com colegas e professores, mudança do círculo de amizades e no seu habitual jeito de ser.
 
PNV – Como prevenir o uso de drogas na escola?
NC: Para prevenir o uso de drogas na escola seria preciso antes de tudo manter uma disponibilidade de escuta dos alunos e de respostas sobre qualquer questão que tenham sobre isso. Ou seja, manter o canal de comunicação aberto entre professor e aluno. Os professores devem se manter atualizados a respeito do assunto e nao encará-lo como tabu. Caso não se sintam preparados para abordar o tema, procurem profissionais da área que possam ajudá-lo.E também permanecer alerta para qualquer mudança de comportamento do aluno. E encaminhá-lo a um profissional competente caso haja necessidade. Não basta dar informações. Isso tem bastante por ai.
 
PNV – De que forma a adolescência propicia o uso de drogas?
NC: A adolescência propicia o uso de drogas na medida em que este sujeito inicia uma fase da vida onde ele não é mais criança e ainda não é adulto. É um periodo de transição portanto, que se não for bem atravessado pode despertar uma vontade de experimentar o novo, o proibido. Tem também a questão de ser aceito no grupo. O careta muitas vezes é deixado de lado.
 
PNVComo a relação família e escola pode ser um caminho na prevenção ao uso de drogas na escola?
NC: A familia pode ser uma grande aliada na prevenção na medida em que se mantém atento ao que acontece na escola e em casa. E estabelece uma boa comunicação com a escola, atendendo seus chamados e procurando-a quando sentir necessidade. Estabelecendo um bom vinculo e não jogando a responsabilidade em um lado só.
 
Serviço:
Curso “Drogadição, alcoolismo e outros vícios”
Horário: 13h30 às 17h30
Carga horária: 20 horas
Certificação: UFPR (mínimo 80% de freqüência no curso)
Periodicidade: encontros semanais
Local: Praça Tiradentes,335 sala 502 – Centro – Curitiba – PR
Taxa de inscrição: R$ 30,00
 
Fonte: Projeto Não- Violência.

 

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.