12/04/2011

Projeto Águas do Amanhã lança concurso para alunos e professores

Mobilização ambiental na sala de aula e premiação para os mobilizadores

O Concurso Cultural Águas do Amanhã, lançado este ano, tem como tema “Sede de um mundo melhor”. Serão premiados estudantes em três categorias e seus professores, que também contam com uma categoria própria.
 
O concurso é desenvolvido pelo Grupo Paranaense de Comunicação – GRPCOM, em parceria com o Instituto GRPCOM e com a Universidade Tuiuti do Paraná.
 
Confira, a seguir, as informações gerais do concurso para participação:
 
1) Quem pode participar?
 
O Concurso é direcionado para alunos e professores de escolas públicas e particulares dos municípios que compõem a região do Alto Iguaçu. São eles: ALMIRANTE TAMANDARÉ, ARAUCÁRIA, BALSA NOVA, CAMPINA GRANDE DO SUL, CAMPO LARGO, CAMPO MAGRO, COLOMBO, CONTENDA, CURITIBA, FAZENDA RIO GRANDE, LAPA, MANDIRITUBA, PALMEIRA, PINHAIS, PIRAQUARA, PORTO AMAZONAS, QUATRO BARRAS e SÃO JOSÉ DOS PINHAIS.
 

2) Como os alunos participam?

Redação
Nesta categoria, os alunos enviarão uma redação com o tema geral do concurso, que será analisada por critérios de criatividade, ortografia, proximidade ao tema e fluência de ideias. É dedicada exclusivamente aos alunos de escolas públicas e particulares que estejam cursando de 3.ª a 4.ª séries do Ensino Fundamental de oito anos, ou 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental de nove anos.
 
Apresentação de slides
Os estudantes deverão enviar uma apresentação de slides sobre a temática do concurso, que será avaliado pela proximidade ao tema, fluência de ideias, criatividade, noção de espaço e apresentação. Essa categoria atenderá exclusivamente alunos de escolas públicas e particulares que estejam cursando de 5.ª a 8.ª séries do Ensino Fundamental de oito anos, e 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental de nove anos.
 
Reportagem
Dedicada exclusivamente aos alunos de escolas públicas e particulares que estejam cursando qualquer ano do Ensino Médio.
Os estudantes organizarão reportagens sobre a temática central do concurso, que serão avaliadas pela relevância do tema, apresentação de mais de um ponto de vista (entrevistas, estatísticas, etc.), fluência de ideias, atendimento ao gênero textual reportagem, escrita na norma culta da Língua Portuguesa conforme o novo acordo ortográfico.
 
*LEMBRETE!
O professor orientador dos trabalhos dos alunos nestas categorias também será premiado.
 
3) Como os professores podem participar?
 
Transformação Social
Aberta a todos os professores das redes pública e particular que exerçam atividades em salas de aula das séries que concorrem no concurso, de Ensino Fundamental a Ensino Médio. Os educadores deverão apresentar um relato de ação realizada, comparando a duas realidades: antes e depois da atividade. É importante e necessário comprovar o relatório com dados (fotos, trabalhos dos alunos, etc.) e não esquecer de analisar a relevância dos resultados.
 
4) Envio dos trabalhos:
 
Os trabalhos deverão ser enviados, por correio, para o Instituto GRPCOM até o dia 13 de maio de 2011, no seguinte endereço:
Concurso Águas do Amanhã – Instituto GRPCOM
Rua Júlio Perneta, 526
Mercês – 80.810-110 – Curitiba-PR

Para obter mais informações e detalhes do concurso, clique aqui.

 

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.