17/06/2013

Projeto 98FM nas Escolas mobiliza alunos de Curitiba

Projeto discute cidadania e apresenta uma maneira diferente de comunicação entre os alunos: rádio

No Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, Pilarzinho, Curitiba, os alunos participantes do projeto 98 FM nas escolas já desenvolveram várias atividades: discutiram política, vida em sociedade, empreendedorismo social e planejamento de futuro; já sabem manipular alguns instrumentos da rádio e já estão divididos em equipe de rádio – reportagem, marketing, programação. Isso porque eles vêm trabalhando cidadania aliada ao conhecimento desde maio, sendo que a proposta do projeto é incentivar que os alunos se tornem protagonistas em sua escola, compartilhando com os colegas conhecimentos e desenvolvendo a programação de rádio. Os alunos são do 5° ao 8° ano e participam de oficinas sobre protagonismo juvenil e cidadania, ministradas pela equipe da 98FM e por Giovani Cesconetto, diretor do Parque da Criança, e Vanessa Tauscheck, do Centro de Ação Voluntária respectivamente.

As oficinas do projeto são desenvolvidas em parceira com o Programa Mais Educação do MEC e com a Secretaria Estadual de Educação (SEED) e vão até julho. Para Rubens Eduardo Pazdziora (Duka), marketing da 98FM, o projeto tem o objetivo de desmistificar o rádio para as crianças e, assim como nas outras edições, tem sido revelador, curioso e apaixonante. “Levamos a eles exatamente a realidade que vivemos no nosso ambiente profissional com divisão de tarefas por setores e responsabilidades de cada um nos processos”. Ele ainda destaca que neste ano o projeto conta, além da parceria com o Espaço da Criança, com o Projeto Sou Cidadão que tem desenvolvido nas crianças a percepção do ambiente escolar com uma visão política, o que repercute nas reportagens que eles fazem para a rádio. “Assim os alunos conseguem cobrar da maneira correta uma resposta aos seus direitos e deveres como cidadãos, gerando através do rádio um meio democrático no cenário estudantil.”, conclui Duka.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.