15/06/2012

Professores de Araucária se reúnem para compartilhar experiências sobre o uso do jornal em sala de aula

Encontro serviu para troca de conhecimentos e vivências pedagógicas

Professores de Araucária participaram na manhã da última quarta-feira (13/06) do “Encontros e Diálogos”, evento promovido pelo projeto Ler e Pensar que visa a troca de experiências sobre o uso da Gazeta do Povo  em sala de aula.  Mais que um momento de interação e compartilhamento de vivências, o encontro serviu para comprovar a importância jornal no processo de ensino-aprendizagem.

Durante o evento, foram relatadas diversas experiências bem sucedidas de professores que, mesmo enfrentando diversos desafios, abraçaram o projeto e incrementaram suas aulas por meio do uso do jornal. É o caso da professora Marisa Conceição Farias, que atua na Escola Municipal João Sperandio, localizada na zona rural do município. Além de estimular o gosto pela leitura, ela trabalhou diversos conteúdos relacionados à língua portuguesa utilizando a Gazeta do Povo.

Outro trabalho destacado foi o da professora Ana Claudia Spuldaro, que aliou o conteúdo do periódico tanto em suas aulas de matemática – em pesquisa de gráficos e tabelas para contextualização em sala de aula; quanto em língua portuguesa – na ampliação do vocabulário e superação de dificuldades ortográficas por meio da busca de significação de palavra identificadas no jornal, mas desconhecidas pelos alunos.

Outras práticas pedagógicas foram mencionadas, algumas delas estarão nas próximas edições do Boletim de Leitura Orientada (BOLO), que voltará a circular no próximo semestre.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.