10/09/2013

Prefeito de Curitiba conhece resultados do Ler e Pensar

Dados foram apresentados por Ana Amélia Filizola, vice-presidente do GRPCOM e diretora da unidade de jornais, e pela equipe executora do projeto

Os resultados do projeto Ler e Pensar foram apresentados ao prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, na manhã da última segunda-feira (9). Os dados foram apresentados pela vice-presidente do GRPCOM e diretora da unidade de jornais, Ana Amélia Filizola, e pela equipe executora do projeto.

Desenvolvido em 184 escolas, o Ler e Pensar é um projeto de incentivo à leitura e desenvolvimento da cidadania por meio da leitura crítica de jornal em sala de aula. Atualmente envolve cerca de mil professores e 5 mil estudantes da rede municipal de ensino. “É um projeto de extrema relevância, em consonância com os princípios norteadores desta gestão, que busca a participação ativa de cidadãos críticos”, disse Gustavo Fruet.

Criado pela Gazeta do Povo e desenvolvido pelo Instituto GRPCom com o patrocínio do HSBC e da Associação Comercial do Paraná, o  projeto busca estimular o hábito da leitura de jornal e ajudar a comunidade escolar a compreender a importância da informação no processo de aprendizagem, na construção do conhecimento e formação de cidadãos mais justos.

As escolas recebem o jornal, material de apoio pedagógico, facilitador de estímulo à leitura e programas específicos para alunos e professores. Além de estimular a leitura entre os estudantes, os professores desenvolvem conteúdos de sala de aula com apoio do projeto, alcançando bons resultados no ensino.

“É muito corajoso o gestor que leva o jornal para dentro de sala de aula”, disse Ana Amélia Filizola. “Levando as notícias para a escola aproximamos a realidade do conteúdo escolar. Isso facilita o aprendizado e a aquisição do conhecimento”, ressaltou.

Participaram também do encontro a secretária municipal de Educação, Roberlayne Borges Roballo, a coordenadora do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Simões Borges, a coordenadora do projeto Ler e Pensar, Fernanda Martins, a gerente de assinaturas, Alexandra Carvalho e a coordenadora de assinaturas, Vânia Correia.

 

*Com informações da Assessoria

**Fotos de Maurilio Cheli

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.