11/03/2011

Pontos de descarte de resíduos recicláveis

Instituições e projetos disponibilizam serviços de coleta seletiva em vários municípios

Nem todos os municípios possuem um serviço público de coleta seletiva de lixo. Ou mesmo nas cidades que a população têm coleta formal, muitas vezes isso é feito em dias específicos ou de forma restrita. Pensando nisso, algumas instituições disponibilizam um serviço de coleta seletiva de resíduos recicláveis como papel, papelão, metais, plásticos, pilhas e baterias, eletrodomésticos e lixo tecnológico.
 
Em caso de o volume do material descartado ser de centenas de quilos ou toneladas, o resíduo pode ser destinado para indústrias especializadas no reaproveitamento. Ou então o material pode ser destinado para artesãos que fazem ou a reciclagem artesanal. Em ambos os casos, é possível fazer um anúncio de doação na internet, em classificados gratuitos.
 
No caso de materiais recicláveis como papel, plásticos e metais, há estações de reciclagem instaladas em supermercados espalhados pelo país, como os disponibilizados pelo Extra. É só procurar o mercado mais próximo da sua casa e levar os resíduos. O Carrefour também disponibiliza o serviço de descarte de eletrodomésticos que já não podem mais ser usados.
 
Para descartar o resíduo tecnológico é possível encontrar vários locais que coletam ou reciclam esses objetos. Acessando o site do projeto “e-lixo maps” ,  inserindo o CEP e o tipo de lixo eletrônico a ser descartado, o sistema mostra o endereço onde o material pode ser entregue.
 
Outro site interessante é o Rota da Reciclagem, que informa onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas que comercializam materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV) que recebem embalagens Tetra Pak.
 
Ajude a preservar o meio ambiente!
 
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.