08/10/2010

Participe do evento Ler e Pensar Dia dos Professores!

 
No próximo dia 19 de outubro, escolas, secretarias de educação e educadores participantes do projeto Ler e Pensar estarão reunidos para comemorar o Dia dos Professores. A programação está repleta de boas atrações: palestra com Tania Zagury e Geraldo de Almeida Peçanha, muita festa com os premiados do Concurso Ler e Pensar e uma atração cultural que promete encantar a todos os presentes.
 
Neste ano, ao invés de ter um Mestre de Cerimônias conduzindo o evento, haverá um Contador de Histórias. Carlos Daitschman conduzirá o evento, tocando o coração de públicos de várias idades, especialmente aqueles dedicados à arte de educar. “A maneira encantadora com que conta histórias conhecidas nos faz refletir sobre nós mesmos e os sentidos que buscamos com nosso trabalho, nossa vida e as escolhas que vamos fazendo ao longo de nossas vidas”, afirma a coordenadora do Instituto RPC e do projeto Ler e Pensar, Ana Gabriela Simões Borges.
 
Roteirizado pela Plah – Agência de Marketing Promocional, reconhecida pelo Prêmio Colunistas como a melhor agência do ano de 2010, o evento terá momentos de emoção, descontração, recheado de agradáveis surpresas para os educadores. Entre as surpresas estará a apresentação do Coral Gato na Tuba, da Associação Beneficente São Roque. O Gato na Tuba é formado por crianças de sete a 13 anos de idade, moradoras da comunidade Guarituba, em Piraquara , e tem uma emocionante história de transformações de vida.
 
No evento também acontecerá o lançamento do livro Leitura: o mundo além das palavras, primeira edição lançada pelo projeto Ler e Pensar. Dividido em capítulos que tratam de temas relacionados à leitura como “Alfabetização e Letramento” e “Literatura infantil e contação de histórias”, a obra  aborda não só as práticas de leitura desenvolvidas por professores como também os impactos destas práticas no desempenho escolar, social e motivacional dos alunos.
 
Além das práticas de educadores do Ler e Pensar o livro também terá ensaios relacionados às práticas escritos por mestres e doutores de universidades parceiras do Ler e Pensar. Todos os professores presentes receberão um exemplar do livro. Tudo isso, somado às palestras de Tânia Zagury e Geraldo de Almeida Peçanha com o tema “Liderança em sala de aula e auto-estima do professor”, fará do dia 19 de outubro um dia inesquecível.
 
Confira detalhes do evento e participe!
 
O quê? Evento em comemoração ao Dia dos Professores – projeto Ler e Pensar
Quando? Dia 19 de outubro de 2010
Onde? Teatro Guaíra (Rua Conselheiro Laurindo, s/nº – Centro – Curitiba)
Que horas? 18h30
Programação:
– palestras com Tania Zagury e Geraldo de Almeida Peçanha
– premiação do Concurso Cultural Ler e Pensar
– lançamento do livro Leitura: o mundo além das palavras
– contação de histórias com Carlos Daitschman
– apresentação do Coral Gato na Tuba, da Associação Beneficente São Roque
Inscrição: Deve ser feita junto à equipe do projeto Ler e Pensar, pelo telefone (41) 3321-5562 ou por e-mail lerepensar@rpc.com.br
 
Sobre a palestra:
Abordando o tema “Liderança em sala de aula e auto-estima do professor”, conheça mais sobre os educadores que ministrarão as palestras:
Tania Zagury é filósofa, mestre em Educação, professora de psicologia da educação, sociologia, filosofia e didática, tendo atuado como professora da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. Pesquisadora em educação, publicou 18 livros, entre eles “O professor refém”, “Limites sem traumas” e “Escola sem conflitos. Participou como palestrante em mais de 300 congressos de educação (nacionais e internacionais) e já ministrou mais de 1200  palestras para pais, professores, psicólogos, médicos, empresários, psicopedagogos, estudantes  e demais profissionais interessados em educação.
Geraldo de Almeida Peçanha é pedagogo, mestre em estudos literários e doutor em teoria literária. Atua como professor em cursos do ensino superior, e já trabalhou com educação corporativa e ensino fundamental. Atualmente é também consultor de educação em diversos municípios brasileiros e palestrante sobre educação em dezenas de eventos. Já publicou 12 livros sobre educação, entre eles “Ler, Escrever e Pensar” e “A produção de textos nas séries iniciais”.