14/10/2010

Outubro Rosa mobiliza ações sobre a prevenção do câncer de mama

 
O Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol) está mobilizando ações para a iniciativa Outubro Rosa, que surgiu nos Estados Unidos nos anos 90 e que tem o laço cor de rosa como símbolo da luta contra o câncer de mama. No Brasil, as taxas de mortes causadas por câncer de mama são elevadas, principalmente, porque o diagnóstico é realizado com o estado avançado da doença. Se diagnosticado no início, as chances de cura são de 92%.
 
Durante todo o mês de outubro será possível disseminar esta ideia de conscientização na sua cidade, faculdade ou local de trabalho com atividades de prevenção como palestras sobre prevenção do câncer de mama nas escolas do ensino médio; caminhadas com as mulheres que já tiveram câncer; distribuir fitas rosas; divulgar a importância do autoexame; iluminar de rosa ou colocar um laço rosa em prédios e monumentos públicos ou privados.
 
A Rede Paranaense de Comunicação, mantenedora do Instituto RPC, está participando do projeto e suas torres de transmissão de TV em Curitiba, Maringá e Londrina já estão iluminadas de rosa. Além disso, hoje e amanhã o Voluntariado e o programa Viva a Vida, ambos da RPC, promovem o Espaço da Mama, com profissionais da saúde e voluntárias que orientarão para a prevenção do câncer de mama. As ações são voltadas para as colaboradoras de Curitiba do grupo RPC.
 
O Instituto RPC apóia a iniciativa e, inclusive, chegou a divulgá-la no blog Giro Sustentável. Clique aqui para acessar o post.
 
Abaixo, o vídeo da campanha promovida pelo Instituto Humsol, com alguns dos lugares já pintados de rosa tanto em Curitiba, quanto em outras cidades: