13/12/2010

ONGs mostram-se satisfeitas com evento promovido pelo IGRPCOM

Na última quarta-feira (08), o projeto Serviços e Cidadania, do Instituto GRPCOM, promoveu um bate-papo sobre gestão financeira no Terceiro Setor. O evento reuniu 21 representantes de organizações sociais paranaenses e foi organizado em parceria com a Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (AFECE). A diretora de Relações Institucionais Nilda Mott Gonçalves e o diretor Financeiro Fabiano Pinheiro apresentaram a instituição e as ferramentas e estratégias de gerenciamento e captação de recursos.
 
A AFECE é um exemplo de organização do Terceiro Setor que conseguiu, com todas as dificuldades, estabelecer uma estrutura propícia ao desenvolvimento e manutenção de suas atividades. Por mais que a necessidade por recursos financeiros sempre exista, com atitudes pró-ativas e muito trabalho e criatividade a instituição conseguiu mobilizar parceiros voluntários essenciais para sua gestão, bem como pensar em formas inovadoras de captação. “É preciso estar sempre atento para aproveitar as oportunidades, que nem sempre estão aí à vista, mas que a gente pode fazer aparecer”, garantiu Nilda.
 
A satisfação entre os representantes das ONGs participantes, ao final do evento, foi unânime – por isso novos espaços de debate, como este, deverão estar no calendário de atividades do projeto Serviços e Cidadania para 2011. “Tenho muito o que aprender”, disse Maria Cecília Palma, do Instituto Humsol. Já o gestor de projetos da Associação MarBrasil, de Pontal do Paraná, comemorou o fato de não ter desperdiçado a viagem feita especialmente para estar na reunião: “Foi uma palestra muito proveitosa e útil”, afirmou Juliano Dobis.