26/07/2013

ONGs escrevem manifesto para melhorar o Terceiro Setor

Assinaturas de representantes de ONGs concluíram a oficina promovida pela parceria entre Instituto GRPCOM e Sociedade Global

A ONG Sociedade Global e a equipe do projeto Serviços e Cidadania, do Instituto GRPCOM, promoveram na última quarta-feira (24) uma oficina sobre "Gestão e Liderança no Terceiro Setor". Em auditório cedido gratuitamente pela FIEP, a atividade reuniu cerca de 30 representantes de organizações sociais de Curitiba e Região. Eles fizeram uma análise da situação atual Terceiro Setor nos níveis do indivíduo, da organização e do terceiro setor, fazendo um paralelo com a atuação das ONGs no mundo, no Brasil e em Curitiba.

“Isso retratou a importância da mudança de consciência individual e organizacional necessária para responder ao cenário contemporâneo”, explica Diego Baptista, responsável pelas atividades – uma reflexão conjunta sobre os modelos e estilos das lideranças no terceiro setor, a coerência e integridade das práticas organizacionais, o desenvolvimento de novas lideranças e a efetividade nas ações de desenvolvimento.

Ao final, Baptista conduziu a elaboração de um manifesto das ONGs de Curitiba, acerca das prioridades para a evolução do setor. “Foi uma manhã muito produtiva e que certamente dará continuidade na articulação conjunta para a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento das ONGs localmente”, celebrou o facilitador.

Para Vivian Escorsin, diretora executiva do projeto Transformando Sorrisos, o formato da oficina foi muito adequado. “Gerou discussões construtivas com o grupo e teve grande carga de atividades práticas e grande aplicabilidade dos temas”, resumiu. 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.