02/12/2013

ODM Brasil: Ler e Pensar é avaliado para premiação nacional

Técnicos do IPEA vieram a Curitiba conhecer e verificar os resultados do projeto

A equipe do Instituto GRPCOM, responsável pela gestão do projeto Ler e Pensar recebeu na última sexta-feira (29), técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) responsáveis pela avaliação dos projetos finalistas do Prêmio ODM Brasil. O Prêmio, que é nacional, reconhece projetos que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e o Ler e Pensar foi selecionado como umas das 60 melhores iniciativas do país por contribuir para o alcance do objetivo 2: Educação Básica de Qualidade.

A gestora do Ler e Pensar, Fernanda Cotrim, explica que além de conferirem de perto os resultados do projeto, os técnicos também avaliaram o cumprimento dos critérios de avaliação do prêmio, entre os quais, a contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade e integração com políticas públicas.

Os técnicos também tiveram a oportunidade de ver o projeto acontecer na prática por meio de visitas a algumas escolas de Curitiba e Campina Grande do Sul. “Conversamos com representantes das Secretarias Municipais de Educação, com professores e alunos envolvidos, presenciamos algumas práticas com a utilização do jornal em sala de aula e acompanhamos um pouco do dia a dia dos participantes do Ler e Pensar”, conta Fernanda. Para falar da parceria com as Instituições de Ensino Superior, os técnicos conversaram com Marlei Malinoski, da Coordenadoria de Educação a Distância da Universidade Tuiuti do Paraná e membro do Conselho do Educação do Instituto GRPCOM.

De acordo com Fernanda, a visita dos técnicos foi uma verdadeira satisfação. “São momentos como esses, em que vemos o impacto efetivo do projeto na leitura e na cidadania e que nos deixam ainda mais emocionados e orgulhosos. Isso confirma que estamos no caminho certo e contribuindo para alcançar um dos Objetivos do Milênio”, avalia a gestora.

A lista com o nome das 30 iniciativas premiadas será divulgada em fevereiro de 2014. A cerimônia de premiação acontecerá no Palácio do Planalto, em Brasília.

Mais de mil projetos inscritos

Em sua 5ª edição, o Prêmio ODM Brasil deste ano recebeu a inscrição de 1.090 projetos. De acordo com informações do site oficial da premiação foram 804 de organizações e 286 de prefeituras. O Ler e Pensar foi inscrito em nome do jornal Gazeta do Povo na categoria “Organizações”, que prestigia as melhores práticas implantadas por órgãos governamentais ou do setor privado, associações da sociedade civil, fundações e universidades.

O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa pioneira no Brasil e foi proposto pelo Governo Federal na 1.ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 2004. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), empresas e associações do setor privado são apoiadores do prêmio. A coordenação técnica é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.