O Televisando o Futuro foi reformulado! A iniciativa, realizada desde 2008 pela RPC, em parceria com o Instituto GRPCOM, em escolas públicas de 42 municípios do Paraná, ganhou nome, formato e logomarca novos!
Agora, ele se chama Televisando – assumindo a identidade por meio da qual já era reconhecido entre alunos e professores participantes – e começa 2015 diferente.
Nova logomarca
A logo, mais colorida, foi inspirada na nova marca da RPC, lançada dia 01 de janeiro, e o mascote, Leo, é a representação da criança crítica, comprometida e consciente que participa do projeto. O fato de ele estar à frente da imagem que representa a TV, também reforça a ideia de protagonismo do aluno que participa do Televisando. A informação é transmitida pela mídia, mas é o indivíduo quem processa os dados, reflete e, a partir disso, constrói a própria opinião!
Novo público
Este ano, o Televisando vai trabalhar apenas com alunos do Ensino Fundamental 1, com idade entre seis e dez anos. O rejuvenescimento do personagem promete facilitar a comunicação com os pequenos. Até ano passado, ele representava um garoto entrando na adolescência porque o projeto também abrangia a rede estadual e permitia o envolvimento de alunos de até 14 anos. A mudança ocorreu para reforçar a atenção ao público que revelou mais envolvimento com todas as etapas da iniciativa até aqui.
Formação de professores
O compromisso com a formação dos educadores continua sendo prioridade. E novidades foram pensadas para este ano, a fim de facilitar o acesso à plataforma de educação a distância.
Os seis cursos, que totalizam 120 horas de formação, foram revistos, atualizados e, agora, podem ser acessados por meio do sistema Moodle, muito mais simples, ágil, intuitivo e já conhecido por grande parte dos docentes.
A chancela da Universidade Tuiuti do Paraná permanece, e os certificados podem ser emitidos a qualquer momento após a conclusão do curso. As oficinas pedagógicas ministradas pela equipe do projeto também representam importantes oportunidades de aproximação com o professor e continuam neste ano.
Canais de comunicação
Os canais de comunicação para atualizar os participantes sobre cada fase do projeto se revelaram fundamentais. Em 2014, a fanpage do Televisando foi inaugurada e, neste ano, ela continua a todo vapor! Conteúdos sobre educação, tecnologia, mídia e comportamento continuarão a ser diariamente postados, além de novas sessões que inauguram em breve, como a “Televisando, eu faço parte!”, em que os seguidores poderão conhecer quem são os profissionais da RPC e do Instituto GRPCOM que fazem o projeto acontecer.
Já no site, é possível continuar encontrando informações mais detalhadas sobre as diferentes etapas e ter acesso ao histórico do projeto.
Apoio pedagógico
Ouvir o público participante é o que garante a melhoria constante do Televisando. Em 2014, como de costume, uma pesquisa de satisfação foi enviada aos professores e às secretarias de educação parceiras. Os dados revelaram resultados mais que satisfatórios: 80% dos respondentes se disseram satisfeitos com o projeto!
Mesmo assim, uma maior orientação pedagógica sobre como trabalhar as reportagens de TV em sala era uma necessidade sentida pelos professores e, para isso, será lançado nos próximos dias um material dividido em três edições anuais que vai comunicar detalhes sobre as diferentes fases da iniciativa, dar sugestões de atividades e contar boas práticas de alunos e professores. Um marco na história do Televisando!
Premiações
Outra surpresa estará na etapa de reconhecimentos de alunos e professores vencedores e das secretarias engajadas no Concurso Cultural. A prática permanece, mas vem com novidades!
Confira como ficou a nova identidade visual do Televisando: