05/10/2010

O jornal e suas possibilidades criativas e inovadoras

Curso é uma parceria entre o Projeto Ler e Pensar e a Universidade Tuiuti do Paraná. Interessados têm até o dia 22 de outubro para se inscrever.

O Instituto RPC, em parceria com a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), oferece o curso “O jornal e suas possibilidades criativas e inovadoras”. O curso, que faz parte do escopo de trabalho do projeto Ler e Pensar, do IRPC, começa no dia 25 de outubro e vai até o dia 25 de novembro. A proposta é de ensino à distância, pela plataforma do TelEduc, e visa apresentar as possibilidades de uso do jornal na escola, de forma a incentivar a leitura, a reflexão,  a expressão e a realização de práticas pedagógicas que tenham como pano de fundo a informação e o conhecimento.
 
Entre os objetivos, estão: apresentar um breve histórico do jornal e sua inserção nos espaços escolares; apresentar a estrutura do jornal e os gêneros textuais, dando subsídios para um maior e melhor aproveitamento da informação no universo escolar; apresentar o Boletim de Leitura Orientada (BOLO), produzido pelos participantes do Ler e Pensar; refletir sobre possíveis práticas que envolvam o uso do jornal na sala de aula, apontando sua aplicação enquanto recurso pedagógico, forma de expressão e análise crítica da realidade; e discutir e elaborar atividades a partir da contextualização e aproximação do jornal com o cotidiano da escola.
 
No total, são 50 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro, clicando aqui. Os participantes receberão um certificado de 10 horas, chancelado pela UTP.
 
 
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.