11/10/2013

Nova campanha do Ler e Pensar promove protagonismo na escola

Estreou nessa semana a nova campanha do Ler e Pensar, projeto de incentivo à leitura e cidadania que contribui com a formação de educadores, crianças e jovens no Paraná por meio da mídia jornal e da educação. As peças assinadas pela TheGetz mostram o protagonismo a partir de depoimentos dos envolvidos no projeto e da reprodução das atividades realizadas em sala de aula.

Assista o vídeo.

O principal objetivo da nova campanha, segundo Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta Jornais, é apresentar o projeto como um catalisador na promoção do protagonismo e da cidadania, elementos que contribuem para transformações efetivas na sociedade. “A premissa foi seguir a linha institucional Política Cidadã, adotada este ano pela Gazeta do Povo, e mostrar que a Gazeta contribuiu para o exercício de cidadania de cada um para que as mudanças ocorram”, comenta.

Participaram da campanha escolas premiadas no Concurso Cultural Ler e Pensar do ano passado, como CAES Centro de Atendimento Especializado Área da Surdez, Escola Municipal Bortolo Lovato, Escola Municipal Pedro Grosso Filho e Escola Paulo Freire. Os depoimentos contam histórias de como o jornal passou a fazer parte do dia a dia das famílias e relatam a satisfação de professoras que adotam a metodologia do projeto, que é considerada um diferencial.

A metodologia de uso do jornal proposta pelo Ler e Pensar é reconhecida pelo Movimento Nós Podemos Paraná desde 2010 por contribuir com o objetivo 2 – Educação Básica de qualidade para todos, uma das metas do milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas. Para a coordenadora do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Borges, a leitura e interpretação do jornal proporcionam melhor visão de mundo e capacidade crítica a professores, estudantes e pais, permitindo um exercício mais eficaz da cidadania.

Ler e Pensar em números

Exemplo de um projeto bem sucedido e referência no Programa de Jornal e Educação para a ANJ (Associação Nacional de Jornais), o Ler e Pensar é desenvolvido pelo Instituto GRPCOM desde 1999 e já beneficiou mais de 700 mil estudantes e seis mil professores, em 54 diferentes municípios paranaenses.

A coordenadora do Instituto GRPCOM comenta que só é possível ter essa abrangência com a colaboração dos patrocinadores, padrinhos e parceiros. Atualmente, o projeto é patrocinado pela Associação Comercial do Paraná (ACP), Instituto HSBC Solidariedade, Instituto Votorantim e SESI. As escolas recebem os jornais diariamente e o Ler e Pensar oferece assessoria pedagógica aos professores participantes, por meio de programa de formação continuada com certificação, atividades pedagógicas, eventos culturais e materiais didáticos.