04/08/2010

No Paraná, 53% dos municípios ainda jogam lixo em qualquer lugar

Mais da metade dos 399 municípios do Paraná ainda não tem aterros sanitários.

Um levantamento divulgado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) mostrou que apenas 47% dos municípios do Paraná possuem um local adequado para destinação dos resíduos sólidos. A grande maioria joga lixo em qualquer lugar: em 27% dos municípios, ainda são usados aterros controlados –uma solução intermediária para o problema – e nos outros 26%, o que representa 109 municípios, os resíduos sólidos vão para os lixões. Com a aprovação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (veja artigo publicado aqui mesmo no site do Instituto RPC), essa realidade precisará mudar em breve.
 
A principal dificuldade para a destinação adequada do lixo é o custo de manutenção. Por isso, em geral o problema está nos municípios menores. De acordo com o IPARDES, no entanto, grandes municípios, como Guarapuava e Paranaguá, também estão na lista de quem ainda usa lixões.
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.