12/08/2010

No dia da juventude, desemprego entre os jovens registra maior índice dos últimos 18 anos

Hoje é a data estipulada pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional da Juventude. No entanto, mais de 80 milhões de jovens economicamente ativos estão desempregados.
 
O número de jovens sem emprego aumentou entre 2008 e 2009, na maior alta anual desde 1991 (0,9%), de acordo com o relatório Tendências Mundiais de Emprego para a Juventude do ano de 2010, divulgado nesta quarta-feira (11) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os dados refletem a crise econômica mundial e invertem a tendência de declínio que vinha acontecendo ano a ano, desde 2004.
 
Ainda segundo o estudo, as mulheres jovens têm mais dificuldade do que os homens jovens para encontrar trabalho. A taxa de desemprego feminina em 2009 foi de 13,2%, enquanto a taxa masculina foi de 12,9%, uma diferença de 0,3 ponto percentual, a mesma observada em 2007. Como resultado, o número de jovens em trabalhos precários cresce, num ciclo que pode persistir por pelo menos mais uma geração, conforme avaliação da OIT.  
 
A reportagem publicada pelo jornal Gazeta do Povo, ontem, tem mais dados sobre o assunto. Acesse.
 
No Paraná TV 1ª Edição, também de ontem, a reportagem de Vanessa Navarro e Marcelino Barbosa, em Londrina, tratou do mesmo tema, mas com o viés inverso: muitos jovens só precisam de uma oportunidade no mercado de trabalho para poderem se firmar e se desenvolver, inclusive se motivando a buscar mais formação. É o que prova uma parceria entre uma empresa de Londrina e a Guarda-Mirim da cidade. Assista: