29/09/2010

Montadora apresenta ônibus ecológicos que farão parte da frota de 2014

Protótipo de ônibus híbrido tem dois motores: um elétrico e outro a biodiesel.

Antonio More/ Gazeta do Povo               
 
Na semana passada, em virtude das mobilizações do Dia Mundial sem Carro, a montadora Volvo apresentou o 7700 Hybrid, modelo que será produzido em série na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) para fazer parte da frota de veículos do transporte público de Curitiba a partir da Copa do Mundo de 2014.
 
De acordo com a montadora, o sistema de motores, que utiliza energia elétrica e biodiesel, proporciona uma economia de até 35% em relação aos motores convencionais, que usam óleo diesel. O motor elétrico será alimentado pela energia gerada pelas freadas do veículo, num sistema semelhante ao do Kers, utilizado na Fórmula 1. O motor a biodiesel, por sua vez, funcionará quando o ônibus estiver rodando a partir de 20 km/h.
 
Além da economia de combustível, a nova tecnologia propiciará a redução pela metade da emissão de gases poluentes. Por isso, o protótipo do modelo circulará para ser testado também em outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, e também em Bogotá, na Colômbia. 
 
Veja mais informações nas reportagens de Osny Tavares, para o jornal Gazeta do Povo e na nota que foi transmitida pelo Paraná TV 2ª edição, da RPC TV, que mostra o protótipo já circulando pelas ruas de Curitiba.
 
 
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.