28/05/2015

Ler e Pensar promove Roda de Leitura

Na última terça-feira (26), o Ler e Pensar e a Fundação Cultural de Curitiba fizeram a primeira Roda de Leitura, do projeto Curitiba Lê, acontecer.

O encontro ocorreu às 15h no Teatro Paiol, foi gratuito, aberto a professores participantes do Ler e Pensar e ao público em geral. O mediador do bate-papo foi o jornalista da Gazeta do Povo, José Carlos Fernandes, que partilhou as experiências que acumula como profissional e leitor, apresentando histórias inusitadas sobre as quais já escreveu. A exposição conquistou e divertiu a plateia, composta por quase 70 pessoas, entre educadores, alunos e interessados pelo assunto.

Para a coordenadora de Literatura do Curitiba Lê, Mariane Torres, os dois projetos têm em comum o fato de buscarem aproximar o leitor do texto e as rodas contribuem para a união de forças que incentivam a leitura. “Foi muito importante quando ele (José Carlos) falou, como escritor, sobre a importância que dá ao leitor. É também a nossa preocupação e, no caso do Ler e Pensar, essa atenção é ainda mais fundamental, porque os leitores são os professores, que formam novos leitores”, diz.  

Para Antoniella Amil, coordenadora do Ler e Pensar, a parceria renderá bons frutos. “Poderemos ser capazes de estimular ainda mais o uso do jornal em sala pelos professores”, comenta.

Próximas Rodas de Leitura

As próximas Rodas de Leitura acontecem dias 29 de junho às 14h, na Casa da Leitura Jamil Snege, na Rua da Cidadania do bairro Fazendinha e 09 de julho, no mesmo horário, na Casa da Leitura Augusto Stresser, no Parque São Lourenço.

Os encontros contarão com mediadores da Fundação Cultural e um membro da equipe do Ler e Pensar.

Para se inscrever, basta encaminhar um email com nome e telefone para coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br.

Na foto abaixo: equipe do Ler e Pensar, o jornalista José Carlos Fernandes, da Gazeta do Povo e Mariane Torres e Patrícia Wohlke, do programa Curitiba Lê da Fundação Cultural de Curitiba.