04/04/2012

Ler e Pensar promove formação continuada a professores de Araucária

Curso irá até setembro e compreende atividades presenciais e virtuais

Aproximadamente 150 professores da rede pública de ensino municipal e estadual de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, participaram do curso “O jornal e suas possibilidades”, promovido pelo projeto Ler e Pensar.  Durante a atividade os docentes conheceram a história do jornal, sua evolução e disposição do conteúdo nas páginas.  Além disso, puderam assimilar melhor as possibilidades pedagógicas da utilização do jornal em sala de aula.

Para a pedagoga e mestre em educação Ana Gabriela Simões Borges, o “curso é imprescindível” para os educadores que acreditam na importância de integrar as mídias no processo educativo. “O objetivo do curso é o de explorar toda a riqueza do jornal, mostrando como fazer um trabalho educativo, que fomente a cidadania, a formação de opinião e a criticidade”.  Ainda segundo ela, se colocado em prática, o curso dá dicas para que alunos e professores “deixem de ser apenas consumidores da mídia e passem a serem produtores, críticos e protagonistas”.

Formação continuada
O curso ofertado gratuitamente aos professores de Araucária é composto por 90 horas de aprimoramento, que vão de março a setembro e compreendem atividades presenciais e virtuais. Garante, dessa forma, a formações continuada aos educadores que atuam com o jornal Gazeta do Povo em sala de aula, bem como a evolução de suas competências.

O membro da equipe pedagógica do projeto Ler e Pensar, Everton Renaud, destaca a importância da constante formação dos professores.  “É importante para que os docentes desenvolvam novas práticas de trabalho, com um novo recurso, que é o jornal, e para que essas práticas sejam consistentes. Isso oferece ao professor um caminho a ser percorrido em busca de novas descobertas”.

Para Renaud, o constante aprimoramento beneficia não os educadores, mas a educação como um todo. “Quando o professor busca um novo conhecimento, os seus alunos são beneficiados e a construção do conhecimento na escola e a formação podem ser promovidas com mais sucesso”.

 

 

 

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.