06/10/2014

Ler e Pensar promove eventos culturais para professores e alunos

O Ler e Pensar, por meio da Gazeta do Povo e do Instituto GRPCOM, promove nos dias 28 e 29 de outubro, no Teatro Guaíra, em Curitiba, os tradicionais eventos para professores

e alunos participantes do projeto. Neste ano, a programação está repleta de cultura, conhecimento, arte e história. Além das atrações, também serão anunciados e premiados os vencedores do Concurso Cultural Ler e Pensar 2014.

A programação começa no dia 28 de outubro, às 19 horas, com o Seminário de Educação e Leitura. Neste ano, quem prestigiar o evento terá a oportunidade de participar de uma conversa com o escritor paranaense Laurentino Gomes (foto), conduzida pelo jornalista José Carlos Fernandes. Quatro vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com os livros 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro, e 1822, sobre a Independência do Brasil, Laurentino será o convidado especial e fará uma exposição de como os fatos históricos podem ser relacionados com nosso tempo atual.

O evento também terá espaço para as premiações do Concurso Cultural Ler e Pensar. Serão anunciados os vencedores das categorias “Práticas Pedagógicas”, “Mobilização” e “Compromisso”, que premiam, respectivamente, professores, escolas e secretarias municipais de educação que desenvolvem e promovem o uso do jornal em sala de aula.

Confira os professores finalistas

Veja quais são as escolas e secretarias finalistas 


Já no dia 29 é a vez dos estudantes serem prestigiados pelo projeto. A programação começa com o anúncio dos alunos vencedores do Concurso Cultural Ler Pensar nas categorias “Repórter Teen”, “Redator Júnior”, “Ilustrador Mirim” e “Cartunista Mirim”. Logo depois, o palco do Teatro Guaíra dá espaço para a apresentação teatral “As aventuras da gota suja”, dirigida por Giovani Cesconetto e encenada pelo elenco do Teatro Parque da Criança. Para que possa contemplar o maior número de estudantes possível, o evento exclusivo dos alunos acontece em dois períodos, manhã e tarde.

Confira todos os detalhes desses dias de cultura, educação e conhecimento!

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E LEITURA LER E PENSAR
Data: 28 de outubro (terça-feira)
Local: Teatro Guaíra – Rua Conselheiro Laurindo, s/nº – Centro – Curitiba (PR)
Abertura dos portões: 18h30
Início do evento: 19 horas
Informações: lerepensar@grpcom.com.br
Programação:
– Conversa com Laurentino Gomes
– Premiações do Concurso Cultural Ler e Pensar

Sobre o Laurentino Gomes
Paranaense de Maringá, Laurentino Gomes é quatro vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com os livros 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro, e 1822, sobre a Independência do Brasil. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paranaense de Letras. Seu terceiro livro, 1889, recém-lançado pela Globo Livros, trata da Proclamação da República. www.laurentinogomes.com.br

EVENTO PARA ESTUDANTES
Data: 29 de outubro (quarta-feira)
Local: Teatro Guaíra – Rua Conselheiro Laurindo, s/nº – Centro – Curitiba (PR)
Horário: períodos manhã (9h30-11h30) e tarde (14h30-16h30)
Informações: lerepensar@grpcom.com.br
Programação:
– Premiação do Concurso Cultural Estudantes
– Apresentação teatral “As aventuras da gota suja”, pelo Teatro Parque da Criança.
Ingressos: Informe-se junto à sua Secretaria Municipal ou Estadual ou ao Sinepe. Se tiver dúvidas, entre em contato com nossa equipe.

Saiba mais sobre a peça “As aventuras da gota suja”
O vilão Gota Suja é, na verdade, uma grande vítima, pois já foi uma gota de água limpa e cristalina. Sua contaminação aconteceu em uma das nascentes do Rio Iguaçu, quando uma excursão de crianças deixou para trás muito lixo no chão. Veio a chuva e carregou esse lixo, sujando e contaminando a água da nascente. A partir desse dia, a água limpa se transformou no vilão, que agora tem como principal objetivo, sujar e contaminar todas as nascentes de Curitiba. Com a ajuda de seu inseparável amigo, o Lixo Doente, acabam encontrando diversas situações propícias para que a sua missão seja cumprida. O que eles não esperam é encontrar pelo caminho um super poderoso inimigo, o Gota Limpa e sua turma da limpeza.