03/05/2012

Ler e Pensar incita leitura crítica aos professores de Araucária

Tema do ultimo curso do módulo básico do programa de formação continuada do projeto Ler e Pensar

Já escreveu Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, “Talvez falte uma certa dose de criatividade e pró-atividade de nossa parte em relação ao que lemos’’ quando afirmou ser fundamental o diálogo com a mídia. Pensando nisso, o núcleo de Educação do Instituto GRPCOM desenvolveu o curso “Leitura Crítica da Mídia’’, o último do módulo básico do programa de formação continuada ofertado gratuitamente a professores cadastrados no projeto Ler e Pensar. A atividade foi realizada no dia 27 de abril, no Centro de Capacitação Zilda Arns, localizado na REPAR, e contou com a presença de aproximadamente 150 professores da rede pública de ensino municipal e estadual de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo a pedagoga e mestre em educação Ana Gabriela Simões Borges, o curso é imprescindível para os educadores que acreditam na importância de integrar as mídias no processo educativo. O filósofo e membro da equipe pedagógica do projeto Ler e Pensar, Everton Renaud ministrou o curso e acrescenta que sempre quando há uma aprendizagem, a tendência é que ela venha acompanhada de uma ação, e a esperança é que esta aprendizagem traga novas ações às práticas pedagógicas dos professores em suas aulas. ‘’O encontro com os professores foi uma oportunidade ímpar de troca de informações, de conhecer novas realidades e de contribuir com o trabalho docente, apresentando algumas perspectivas de trabalho com jornal sob um olhar crítico’’, finaliza Renaud.

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.