Trecho da matéria publicada na edição 206 do Boletim de Leitura Orientada (Bolo), do projeto Ler e Pensar.
“Quando ajudo quem precisa, minha escolha é consciente”. A frase está na ponta da língua dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Dr. Linneu Madureira Novaes, de Castro, e reforça como é possível ter bons resultados com o tema sugerido pelo Ler e Pensar neste ano. O conceito foi explicado em sala de aula com a leitura de notícias da Gazeta do Povo, mas ficou ainda mais claro, depois de uma visita a um projeto social do município. Uma oportunidade de verem na prática ações cidadãs conscientes, através do voluntariado.
A atividade com a turma foi a estreia da professora Débora Gabriel Essig de Mattos (foto) no Ler e Pensar. A docente, que ainda não havia trabalhado com jornal, começou com a apresentação do impresso. Explicou a divisão das editorias, cadernos e identificou os diferentes recursos visuais. Para assimilarem o conteúdo, os alunos montaram um jornal mural, composto por uma notícia que exemplificasse cada seção do impresso.
As escolhas conscientes
A preparação foi essencial para a atividade seguinte, quando a turma teve o primeiro contato com o tema “Escolha Consciente”. Para inserir o assunto, a professora pediu que pesquisassem notícias e anúncios sobre ações de cidadania. A seleção foi bem variada, mas a maioria das matérias trazia projetos e iniciativas sociais, liderados por pessoas comuns da sociedade. Os alunos foram questionados sobre as escolhas que aqueles líderes haviam feito, a diferença que faziam na sociedade e a relação que a reportagem tinha com o tema do ano. “Eles começaram a pensar nas próprias escolhas conscientes que poderiam fazer, como respeitar ou não os professores e colegas, cuidar ou não do meio ambiente”, conta.
Na prática
Para deixar o tema ainda mais vivo, os alunos visitaram o Clube dos Desbravadores Pioneiros do Sul (foto). A iniciativa social trabalha com crianças e adolescentes de diferentes classes sociais, com o objetivo de repassar conhecimentos sobre Deus, valorização da natureza e respeito ao próximo. “É um trabalho muito interessante e tem tudo a ver, pois os líderes fizeram uma escolha consciente ao decidir trabalhar sem interesse financeiro algum, com essas crianças e adolescentes. Assim como as crianças que participam”, explica a professora.
Os alunos prepararam diversas perguntas para serem feitas aos participantes do projeto, pois além de reforçar o aprendizado sobre o tema, o objetivo era praticar a produção de texto com a elaboração de uma reportagem da atividade. “No dia da visita, cada aluno levou um questionário escrito e entregou para um líder e um desbravador diferente”, conta. A reportagem final foi produzida em sala de aula, coletivamente, utilizando os dados coletados na visita. A matéria ficou exposta no jornal mural para toda a escola.
A turma deve continuar explorando as possibilidades do jornal. Segundo Débora, dessa vez a ideia é trabalhar o tema com foco em Economia. “Podemos ler diferentes reportagens, discutir e pensar na escolha que podemos fazer para que, desde pequenos, saibamos como administrar nosso dinheiro. Além de trabalhar Matemática, com os gráficos e comparação de preços”, afirma a professora. Ainda uma ideia, mas que, segundo ela, deve ser colocada em prática em breve.