03/04/2014

Ler e Pensar e projeto Extra, Extra! serão integrados

União dos projetos ampliará ações de leitura nas escolas de Curitiba

Com informações e fotos da Agência de Notícia da Prefeitura de Curitiba

O projeto Ler e Pensar, da Gazeta do Povo e Instituto GRPCOM, ganhou um forte aliado para seu desenvolvimento nas escolas da rede municipal de ensino de Curitiba neste ano. Agora ele estará integrado ao jornal eletrônico Extra! Extra!, um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação que também utiliza a comunicação como instrumento pedagógico.

Desenvolvidos com maior articulação, os dois projetos pretendem ampliar o incentivo à leitura e produção da escrita entre os alunos. O início das atividades foi no dia 21 de março, no mezanino do Mercado Municipal, com a participação da equipe pedagógica do Ler e Pensar e profissionais da secretaria envolvidos no planejamento e execução dos dois projetos.

De acordo com a secretária da Educação, Roberlayne Borges Roballo, a união só trará benefícios. “A proposta da produção de jornal envolve diversas formas de leitura cidadã e o uso do recurso ajuda os estudantes a interpretarem o mundo”, disse a secretária na abertura.

O coordenador do Instituto GRPCOM, Rafael Riva Finatti, também esteve presente na abertura dos trabalhos e destacou a importância da parceria para o Instituto. “Entendemos que precisamos desenvolver a nossa terra e a nossa gente e isso só acontece por meio da educação”, afirmou.

Os profissionais que participaram do evento passaram por um treinamento fornecido pelo Ler e Pensar. Eliane Trojan Butenas, da Gerência de Projetos, da Secretaria Municipal da Educação, ressaltou a eficiência da metodologia que ao longo dos tempos tem se mostrado eficiente. “Reúne mídia e educação levando os estudantes a uma postura de maior reflexão e raciocínio”, disse Eliane.

ler e penmsar extra extraPara a professora Sônia Alves Domingues (foto), da Escola Municipal Paulo Freire, no Bairro Novo, os projetos Ler e Pensar e Extra, Extra! são ferramentas importantes para incentivar a leitura e a escrita. “Estimulam e enriquecem o desenvolvimento da visão crítica. Estamos ganhando, fortalecendo a escrita crítica e a leitura reflexiva dos estudantes”, afirmou Sônia.

Ações

Entre as ações desenvolvidas pelo projeto Ler e Pensar e Extra, Extra! junto aos professores e estudantes estão o Programa de Formação Continuada – cursos de extensão para docentes, voltados ao aprimoramento de carreira; encontros e diálogos para a troca de ideias entre os participantes, e ciclos de palestras com temas que sobre leitura, mídia e educação.

Também acontecem visitas de estudantes e professores ao parque gráfico e redação da Gazeta do Povo; workshops com jornalistas da Gazeta, que vão às escolas participantes do projeto; produção de jornal informativo próprio, com participação efetiva dos estudantes, além do jornal em sala de aula, para discussão e conhecimento de notícias e acontecimentos da sociedade.

Curta a fanpage do projeto Ler e Pensar

Conheça o Instituto GRPCOM

Curta o Instituto GRPCOM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.