14/10/2011

Ler e Pensar é premiado pelo Vivaleitura 2011

Projeto desenvolvido pela Gazeta do Povo e Instituto GRPCOM recebe Menção Honrosa por incentivar a leitura no Paraná há mais de onze anos

Após vencer recentemente o Prêmio Mundial de Jovens Leitores, é a vez do Ler e Pensar ganhar mais um reconhecimento em seus 12 anos de trabalho em favor da leitura e cidadania: o Prêmio Vivaleitura acaba de conceder ao projeto a menção honrosa nacional “José Mindlin”.

Realizado desde 2006, o prêmio tem o objetivo de reconhecer projetos que estimulem, fomentem e valorizem as melhores experiências que promovam a leitura. Neste ano, 1.865 projetos de todo o Brasil foram inscritos em três categorias: bibliotecas, escolas e sociedade. Essa última categoria é a única que atribui a Menção Honrosa, valorizando empresas com foco no tema "formação de mediadores de leitura". Nela, concorrem empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais.

Concorrendo com outros seis projetos finalistas nesta categoria, o projeto Ler e Pensar se destacou, segundo a comissão julgadora, por sua abrangência, permanência confirmada e alta relevância em qualidade de ensino. Clarice López de Alda, diretora-executiva do Instituto GRPCOM, irá receber a medalha referente à Menção durante cerimônia realizada no próximo dia 10 de novembro, no Rio de Janeiro.
 
O Prêmio Viva Leitura faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Cultura em parceria com a OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), com patrocínio e execução da Fundação Santillana e apoio do Conselho Nacional de Secretarios Estaduais de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
 
Confira abaixo o depoimento da equipe Ler e Pensar:
 
“Este está sendo um ano especialmente importante para o Ler e Pensar. Nestes 12 anos de atividades recebemos muitos prêmios, mas é inegável que a premiação mundial da WAN e o destaque nacional do Viva Leitura são reconhecimentos que todos os projetos de formação de leitores espera recebe. Será uma honra recebermos esse premio no prédio da Biblioteca Nacional, que é um símbolo da produção do conhecimento e da cultura”. (Clarice López de Alda)
 
“Temos muito orgulho de ver que o Ler e Pensar foi nacionalmente reconhecido por sua relevância educacional, abrangência e continuidade. O prêmio nos motiva ainda mais para continuarmos trabalhando pela formação de novos leitores e por uma sociedade melhor”. (Ana Gabriela Borges)
 
“O Ler e Pensar é um projeto encantador, pois aproxima os alunos da realidade em que vivem e por isso torna a aprendizagem real e efetiva, declarando sua forte relevância educacional e social”. (Everton Renaud)
 
“Trabalhar nesse projeto é como alcançar um sonho antigo, mas com os pés no chão. Aqui, leitura e realidade social fazem parte do mesmo universo. Os resultados são surpreendentes no âmbito educacional, e também na formação do indivíduo”. (Fernanda Cotrim)
 
“Fazer parte de um dos mais renomados projetos relacionados à educação é intensamente emocionante. Ter um trabalho reconhecido e saber que é importante para a comunidade é muito gratificante”. (Karin Segalla Ferreira)
 
“O Ler e Pensar é a união de forças de pessoas. Projetos como este são capazes de modificar a realidade da sociedade pois traz o acesso ao conhecimento, que é o maior bem que se pode oferecer a uma pessoa”. (Jully Viegas)
 
 
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.