19/08/2011

Ler e Pensar conhece práticas inovadoras em Salvador

Agência de Comunicação dos Subúrbios, Políticas Públicas, Cultura Digital e Mídia são alguns dos temas discutidos no encontro

*Equipe Ler e Pensar, direto de Salvador
 
A programação do encontro de coordenadores dos programas de jornal e educação, que termina hoje, em Salvador, proporcionou muitos momentos de aprendizagem para a equipe do projeto Ler e Pensar, do Instituto GRPCOM.
 
Durante o período da manhã desta quinta-feira, jornalistas e educadores que estão à frente dos diversos programas de jornal e educação conheceram as atividades da ONG Cipó Comunicação Interativa. O foco das atividades da Instituição é a comunicação, para contribuir com a educação. Os processos educativos geram peças de comunicação que por sua vez estimulam novas trocas educativas. Um dos projetos operacionalizados pela ONG é a Agência de Comunicação dos Subúrbios que forma jovens para usar a comunicação e o conhecimento sobre projetos de intervenção social em prol da própria comunidade onde vivem.
 
No período da tarde foi a vez das conversas sobre políticas públicas na educação e na cultura. Leandro Fialho, Coordenador de Educação Integral do MEC, e Kleber Rocha, Diretor de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC foram os palestrantes da vez. Foi possível conhecer as ações dos ministérios e os projetos que podem contar com o apoio e participação do Programa de Jornal e Educação. Depois disso, Kátia Rocha, produtora cultural, apresentou as possibilidades de inserção de projetos na Lei de Incentivo à Cultura. Ana Gabriela Simões Borges, coordenadora do Ler e Pensar, e Ranúlfo Bocaiúva, diretor do jornal A Tarde, também fizeram parte da mesa e falaram das experiências de seus projetos com a Lei Rouanet.
 
Nesta sexta-feira é a vez de discutir Cultura Digital, iniciando com uma palestra de Nelson Pretto, da Universidade Federal de Brasília (UFBA), e na sequência com uma oficina de Priscila Gonzales, da Fundação Telefônica. Na edição 2011 do encontro, cerca de 28 coordenadores participam das atividades, oriundos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.
 
Confira na próxima semana a cobertura completa do encontro no site do Instituto GRPCOM.
 
  
 
 
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.