13/02/2023

Ler e Pensar 2023 abre inscrições para profissionais da educação básica e pública de todo o Brasil

Projeto gratuito incentiva o uso pedagógico do jornal e começa o ano premiando propostas inovadoras 

O Ler e Pensar (LeP) é um projeto de educação totalmente on-line e 100% gratuito, oferecido pelo Instituto GRPCOM em parceria com a Gazeta do Povo. Podem participar professores, pedagogos e gestores escolares que atuam na educação básica da rede pública, além de representantes de Secretarias de Educação. O objetivo do projeto é incentivar o uso pedagógico das mídias, em especial o jornal, para promover a alfabetização midiática, a leitura crítica e a cidadania 

O grande diferencial do LeP é a versatilidade: por atender profissionais de todo o Brasil, o projeto tem uma proposta totalmente adaptável, sempre levando em consideração que a realidade e o acesso às ferramentas digitais podem ser completamente diferentes, mesmo em escolas públicas da mesma cidade. 

Benefícios  

Para capacitar esses profissionais e transformas a realidade das escolas, o LeP oferece diversos benefícios – e são benefícios mesmo, você não paga nada por eles! Todos os inscritos do Ler e Pensar: ganham uma assinatura da Gazeta do Povo pelo período de vigência do projeto; têm acesso a ConectaLeP, a comunidade virtual do Ler e Pensar onde os profissionais podem trocar ideias, compartilhar práticas e buscar inspiração; têm acesso a Plataforma EAD do Instituto GRPCOM, que oferece formações e cursos com certificados emitidos pela Universidade Tuiuti do Paraná; contam com materiais exclusivos como as Dicas Pedagógicas e o BOLO (Boletim de Leitura Orientada); podem concorrer em ações de reconhecimento e premiação ao longo de todo o ano. 

Formação Ler e Pensar 

Com tantas possibilidades, é claro que pode ficar um pouco confuso para quem acabou de chegar.  Pensando nisso, o LeP preparou a Formação Ler e Pensar 2023, um curso completo que tem tudo que você precisa saber para aproveitar seus benefícios ao máximo e participar das ações sem precisar se sobrecarregar. Afinal, o projeto quer te ajudar a trabalhar melhor com os recursos que tem. Na Formação você também encontra um passo a passo de como colocar o projeto em prática e registrar sua prática. Além disso, o LeP criou a Trilha do Ler e Pensar, um mapa interativo que contém as principais informações do projeto, datas importantes e uma amostra grátis dos conteúdos exclusivos. A Trilha é aberta e pode ser acessada através do site. 

Os temas do ano 

O Ler e Pensar busca ajudar os profissionais a superarem os maiores desafios da educação pública. Nos últimos anos o Projeto falou sobre Metodologias Ativas, Alfabetização e vários outros temas relevantes para o momento. Este ano, o foco estará em três temas principais que serão explorados individualmente e em períodos específicos: Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), Cidadania e Leitura, respectivamente. Além de cursos e formações, os materiais do projeto, como o BOLO e as Dicas Pedagógicas, estarão alinhados ao tema de cada período. 

Nenhuma atividade é obrigatória 

Apesar de incentivar os professores a aproveitarem todos os benefícios do projeto, nenhuma atividade é obrigatória! Os inscritos decidem como desejam participar do projeto: podem ou não fazer a Formação e concluir os cursos, participar das ações ou acompanhar os conteúdos. Independentemente do tempo dedicado ou nível de comprometimento, continuam tendo acesso a tudo que o Ler e Pensar oferece, sem estresse e sem cobranças. Mas é claro que a transformação real só acontece se o educador participar ativamente, mesmo que no seu ritmo. 

Como participar 

É só fazer a sua inscrição através do site www.lerepensar.com.br/inscricao e aguardar o e-mail de confirmação. E pronto, você já faz parte do Ler e Pensar! Para te ajudar a explorar o projeto e aproveitar ao máximo todos os seus benefícios, acesse Trilha clicando aqui para entender melhor o passo a passo do projeto e ter acesso a todas as informações. 

Reconhecimento e premiações 

O Ler e Pensar sabe que o reconhecimento, além de incentivar boas práticas, é mais do que merecido! Afinal, os professores e profissionais da educação são essenciais para a construção de uma sociedade melhor. Este ano o projeto começa com uma proposta ousada: a InovaLeP. A primeira ação premiada de 2023 vai selecionar 3 professores com propostas inovadoras e premiá-los com 1 notebook e uma mentoria especial, para acompanhá-los ao longo de todo o ano e orientar o desenvolvimento da prática.  

Sabe aquela ideia incrível que você nunca conseguiu tirar do papel? Essa é a hora! Se você é um profissional da educação básica e pública, tem boas ideias e deseja formar cidadãos, basta fazer sua inscrição no projeto e enviar sua proposta. 

INSCRIÇÕES

As inscrições para a edição 2023 do Ler e Pensar já encerraram, mas você pode se cadastrar nesse formulário para receber novidades e ingressar na nossa Lista de Espera clicando aqui.

Contato: e-mail lerepensar@grpcom.com.br ou telefone/whatsapp +55 41 3340-7937 

Tags: , , , , , , , , , , ,