02/03/2016

Ler e Pensar 2016 realiza abertura oficial

                                

O projeto Ler e Pensar realizou na terça-feira, 1º de março, a abertura oficial do programa para representantes de 19 Secretarias Municipais de Educação. O evento ocorreu no auditório da RPC, em Curitiba, e reuniu 40 participantes.

Além de anunciar o cronograma oficial e a temática para 2016 – “Nossa terra nossa gente – um olhar sobre o Paraná” –, a equipe pedagógica apresentou as ações e inovações previstas para o ano. Entre elas, o Programa de Formação EAD, Oficinas presenciais, Concurso Cultural e Eventos Culturais para professores e alunos. No segundo momento do encontro, a professora doutora Glaucia Brito ministrou uma palestra sobre o “Cenário das tecnologias educacionais no Paraná”. Glaucia é professora do Departamento de Comunicação Social e dos Programas de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e pesquisadora em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

Segundo a coordenadora do Ler e Pensar, Fernanda Cotrim, o evento, que ocorre todo ano, é uma oportunidade para fortalecer as relações com os municípios parceiros. “Ficamos extremamente satisfeitos com o envolvimento das Secretarias, pois as equipes nos apoiam e dão suporte em todas as ações ao longo do ano. Começar 2016 com este grau de engajamento e parceria já é um indicativo de forte mobilização dos professores e alunos nas escolas participantes, além da comunidade escolar”, avalia Fernanda.

Prioridade: Formação

Ao longo do encontro, a equipe pedagógica sorteou ingressos para encontros educacionais importantes. Por meio de uma parceria com a Educar e Futuro Eventos, foram ofertados dezesseis entradas master para a Bett Brasil Educar 2016, maior feira de educação do país, que ocorrerá em São Paulo no mês de maio. A feira reúne startups educacionais, além promover um Congresso com palestras e cursos com especialistas de peso. Além disso, dois municípios foram contemplados com ingressos para o Amplifica, seminário com foco na transformação da sala de aula com ferramentas digitais colaborativas Google. O evento ocorrerá no dia 19 de março.

Para Antoniella Amil, responsável pela assessoria pedagógica do projeto, a formação de professores é prioridade no projeto. “A cada ano, procuramos inovar, trazendo recursos e materiais que contribuam para que o professor acompanhe as mudanças do cenário educacional. Falar sobre tecnologia, por exemplo, é um de nossos focos”, afirma.