31/03/2011

Investimento em sustentabilidade pode aumentar 15,7% do PIB global

Para isso, 2% do PIB deve ser destinado à economia verde, e leis e políticas nacionais e internacionais precisam ser reformuladas

De acordo com um relatório divulgado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Unep, em inglês), em 2050, a economia mundial pode crescer 15,7% se 2% do PIB for investido em áreas que garantam uma economia verde – aquela que resulte em bem-estar humano, mais igualdade social, redução dos riscos ambientais e respeito às carências ecológicas.
 
Segundo especialistas, seria necessário investir o equivalente a R$ 2,15 trilhões por ano. As áreas identificadas para receber tais fomentos e fazer uma transição para um padrão mais sustentável de consumo e produção são: agricultura, construções, suprimento de energia, pesca, florestas, indústria, turismo, transporte, manejo de lixo e água. A redução de subsídios para combustíveis fósseis e reformulação de leis e políticas nacionais e internacionais são ações que devem ser tomadas pelos governos desde já, para que esse crescimento seja possível.
 
Clique aqui para ler a matéria na íntegra.
 
 
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.