13/10/2023

Inteligências artificiais na Educação: oportunidades e ameaças

A inteligência artificial (IA) não é mais uma possibilidade distante, um experimento de pesquisadores ou uma especulação da ficção científica. Ela é um fato e está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos: desde as sugestões do autocorretor no teclado do seu celular, passando pelos chatbots que fazem a primeira interação quando você liga para uma empresa, chegando ao ChatGPT e outras ferramentas que estão super em alta e têm auxiliado tanto profissionais quanto curiosos que vagam pela internet.

E as crianças não estão imunes!

Desde muito cedo, elas são expostas a smartphones, tablets e computadores, seja para assistir a desenhos animados, consumir conteúdo em plataformas como o YouTube e a Twitch, ou para se entreterem com jogos, sejam eles educativos ou não. Essa exposição é inevitável, mas é preciso estar atento aos possíveis riscos que a interação com a tecnologia pode trazer.

Mas tudo tem um lado positivo.

Primeiro, precisamos entender que toda inovação tem seu lado bom e seu lado ruim. A Inteligência Artificial assusta (como já nos assustaram as televisões, os computadores, os celulares…), mas também traz muitas vantagens. Ela pode automatizar tarefas, como fazer as chamadas, corrigir avaliações e identificar erros, para que os professores possam se dedicar a tornar o ensino cada vez mais individualizado e inclusivo.

Outro benefício são os tutoriais e assistentes virtuais que podem tirar dúvidas simples em tempo real ou ajudar os alunos que perderam uma aula a recuperar o conteúdo. Sem falar no monitoramento do desempenho dos alunos e no gerenciamento de tempo e recursos que pode facilitar – e muito – a gestão escolar.

Se você se interessa por esse e outros assuntos relacionados à Educação, siga o Instituto GRPCOM nas redes sociais e conheça os nossos projetos gratuitos:

Instagram: @institutotgrpcom
YouTube: https://youtube.com/institutogrpcom
Tiktok: /@institutogrpcom

Tags: , , , ,