08/04/2011

Instituto GRPCOM realiza palestra para instituições sociais de Curitiba e região

Com o tema “Planejamento de Comunica

 
 
O que minha instituição deve comunicar? Para quem? E de que maneira fazer isso? Para ajudar a responder esses questionamentos constantes e comuns, o projeto Serviços e Cidadania, em parceria com a Sorttie Soluções Criativas e Associação Comercial do Paraná (ACP), realizou a palestra “Planejamento de Comunicação para ONGs”. O evento, que aconteceu na última quarta-feira (06/04), no auditório da ACP em Curitiba, reuniu representantes de organizações não-governamentais, profissionais de comunicação, voluntários e estudantes.
 
Em uma hora, a jornalista e sócio-diretora da Sorttie Soluções Criativas, Juliana Ceccatto, falou sobre a importância de planejar as ações de comunicação, explicou quais são as principais etapas de um planejamento e o que precisa ser observado em cada uma delas. Além disso, a palestrante mostrou vários exemplos de iniciativas bem sucedidas, que aliam a criatividade e baixo custo.
 
O destaque ficou para a elaboração de um site institucional para o Centro de Educação Infantil Colmeia’s, instituição cadastrada no projeto Serviços e Cidadania que foi beneficiada pelo trabalho voluntário da Sorttie. “As pessoas precisam entender que a comunicação pode e deve ser utilizada para desvendar fronteiras. Com ações simples, como o site que fizemos, e com o poder multiplicador das palavras, é possível mudar uma realidade”, explica Juliana, que ficou surpresa com a quantidade de pessoas ligadas ao terceiro setor interessadas em aprender a planejar a comunicação.
 
Para a maior parte dos participantes, a palestra foi muito produtiva. É o caso do presidente da Aliança para o Desenvolvimento Comunitário da Caximba (Adecom), Jadir Silva de Lima, que ressaltou o fato de a palestrante ter utilizado uma linguagem clara e objetiva, o que facilitou a compreensão das informações. “A maneira como a Juliana falou na palestra incentiva a gente a se empenhar e buscar coisas novas”, afirma.
 
Na opinião da jornalista Giovana Ferri, que atua há três anos na Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (Apacn),  a palestra foi muito importante para as organizações que estão sentindo a necessidade de contratar um profissional ou uma assessoria de comunicação. “As instituições precisam se sobressair e firmar-se no setor e a palestra serviu para mostrar que estamos no caminho certo, mas que não podemos nos acomodar”, aponta.
 
Capacitação e profissionalização
A abertura da palestra foi feita pelo representante do Instituto GRPCOM, Rafael Finatti, coordenador do Serviços e Cidadania. Ele explicou como as organizações do terceiro setor podem participar e serem beneficiadas com serviços de profissionais nas áreas de comunicação, administração e jurídica. “Foi uma ótima oportunidade para novamente divulgar o projeto e suas ações e, principalmente, contribuir – nem que seja só um pouquinho – para o desenvolvimento das entidades sociais paranaenses”, afirmou Finatti.
 
Para 2011 ainda estão previstas quatro ações de capacitação: uma mesa redonda sobre gestão de voluntário, que acontece no dia 11 de maio; uma palestra sobre aspectos legais e jurídicos, programada para julho; outra sobre redes sociais, em setembro; e para encerrar, um encontro sobre captação de recursos e projetos sociais, em dezembro.
 
Solidariedade
O investimento que cada participante fez para assistir à palestra foi um quilo de alimento não perecível. No total, foram arrecadados 60 quilos de alimentos que serão doados para as vítimas dos desastres naturais ocorridos no litoral paranaense no mês passado.
 
 
 
 
 

 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.