05/01/2015

Instituto GRPCOM publica artigo em livro de educação

O texto integra a obra Comunicação, Educação e Liberdade na Sociedade do Espetáculo, da Pontes Editores

Ana Gabriela Simões Borges, gerente do Instituto GRPCOM, e Fernanda Cotrim, coordenadora do projeto Ler e Pensar, são autoras do artigo “Protagonismo Juvenil e Educomunicação: Forças Transgressoras” publicado no livro Comunicação, Educação e Liberdade na Sociedade do Espetáculo, da editora Pontes Editores, lançado no final de 2014.

“Consideramos fundamental a discussão e a reflexão sobre os temas que envolvem a mídia e a educação, ainda mais estando à frente de projetos de educomunicação, como o Ler e Pensar”, comenta Fernanda Cotrim.

O livro reúne textos de conferências e palestras apresentadas no 7º Seminário Nacional “O Professor e a Leitura de Jornal’’, realizado em abril de 2014, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento foi realizado pelo projeto Correio Escola Multimídia do Grupo RAC, pelo Programa de Jornal e Educação (PJE) da Associação Nacional de Jornais (ANJ), pela Associação de Leitura do Brasil (ALB), pela Faculdade de Educação da Unicamp e pelo curso de pós-graduação em Educomunicação e Midialogia do Centro Universitário Salesiano (São José), com apoio da Capes e Faepex/Unicamp.

Realizado a cada dois anos, o seminário abrange discussões sobre o uso do jornal em sala de aula, mídia, educação e comunicação. Em 2014, a temática do evento foi “Comunicação, Educação e Liberdade na Sociedade do Espetáculo’’ – que leva o nome do livro – fazendo vínculo diretamente com a clássica obra de Guy Débord, A Sociedade do Espetáculo, de 1967.

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